Laqueadura e vasectomia: saiba o que é preciso para fazer cirurgia pelo SUS
O planejamento familiar, aliado aos métodos contraceptivos, é fundamental para evitar uma gravidez indesejada. E esse processo pode ser acompanhado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que oferta as cirurgias de laqueadura e vasectomia de forma gratuita, por exemplo. Em João Pessoa, esses procedimentos podem ser solicitados em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).
A laqueadura e a vasectomia são métodos de esterilização definitiva, ou seja, leva à impossibilidade de ter filhos. Para realizar os procedimentos pelo SUS, homens e mulheres devem ter mais de 21 anos.
Veja abaixo como solicitar as cirurgias pelo SUS, em João Pessoa:
- Laqueadura (cirurgia para mulheres)
Na laqueadura as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. Para a realização da cirurgia no Instituto Cândida Vargas (ICV) o atendimento é por demanda espontânea, de segunda a sexta, das 8h às 12h ou por encaminhamento via Unidade de Saúde.
No instituto, a mulher deve procurar o setor de Planejamento Familiar com carteira de identidade (original e xerox), xerox do comprovante de residência e do cartão SUS. Caso tenha filhos, é importante levar a cópia do registro dos filhos (vivos).
No setor de Planejamento Familiar da maternidade, a mulher passará por uma equipe de médicos e enfermeiros, assistente social e psicólogo onde receberá orientações sobre o procedimento e serão solicitados alguns exames pré-cirúrgicos. Após os resultados dos exames, a usuária passará por consulta médica, que indicará ou não a aptidão para a cirurgia. Com o parecer médico positivo a mulher é encaminhada para realização da laqueadura tubária que será feita em até 60 dias.
- Vasectomia (cirurgia para homens)
A vasectomia é uma cirurgia simples que interrompe os canais de passagem dos espermatozoides. Para ter acesso à cirurgia de vasectomia, o usuário pode procurar diretamente o Hospital Santa Isabel ou se dirigir à sua Unidade de Saúde da Família (USF) para agendar a consulta com um urologista na unidade hospitalar.
Na consulta, o especialista explica todo o procedimento e encaminha o usuário ao aconselhamento multiprofissional, em que são apresentados outros métodos contraceptivos ao paciente e, em seguida, são realizados os exames pré-operatórios.
O usuário deve assinar o termo de consentimento para a realização da cirurgia que acontecerá em até 60 dias. Após o ato cirúrgico, o usuário recebe as orientações pós-operatórias e é encaminhado para fazer o espermograma, exame complementar que avalia a fertilidade do homem.
Portal T5