Bloco Principal 1Policial

Justiça prorroga prisão de investigados por erros em exames de HIV no RJ

Nesta sexta-feira (18), a Justiça do Rio de Janeiro manteve a prisão temporária de quatro investigados no caso envolvendo pacientes infectados por HIV após transplantes de órgãos em unidades públicas do estado.

Na quinta-feira (17), a justiça já havia decidido por manter a prisão temporária do médico ginecologista Walter Vieira, um dos sócios do laboratório de PCS Lab Saleme, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, investigado por emitir laudos errados que permitiram transplante de órgãos infectados pelo vírus HIV.

A decisão proferida pela juíza Aline Abreu Pessanha, manteve a prisão temporária do sócio-proprietário do laboratório LCS Lab Saleme Walter Vieira, além dos três funcionários investigados no caso. São eles: Cleber de Oliveira Santos, Ivanilson Fernandes dos Santos e Jacqueline Iris Bacellar de Assis.

A magistrada destaca a existência dos requisitos legais e a gravidade do crime. Ela também ressalta a preocupação sobre riscos à investigação, além da necessidade de mais investigações. Os investigados também tiveram negado o pedido de medidas cautelares, como a prisão domiciliar.

Relembre o caso

Seis pacientes contraíram o vírus HIV após passarem por transplantes de órgãos no Rio de Janeiro. Segundo as investigações, dois doadores teriam feito exame de sangue no laboratório PCS Lab, localizado Baixada Fluminense, e os resultados deram falso negativo.

A Polícia Civil afirma que os casos de infecção de pacientes com HIV após receberam órgãos transplantados, no Rio de Janeiro, foram causados por falha operacional, com objetivo de obter lucro.

O contrato, firmado pela Fundação Saúde do RJ em dezembro de 2023, tinha duração de 12 meses, no valor total determinado foi de R$ 11.479.459,07. O acordo previa que a Patologia Clinica Doutor Saleme Ltda realizasse análises clínicas e de anatomia patológica.

A secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Cláudia Mello, informou que 288 doadores que realizaram testes de HIV no laboratório PCS Lab Saleme entre dezembro de 2023 e setembro deste ano serão retestados após a constatação de erros nos resultados.

CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo