Os cadastrados no site VacinaPB foram notificados sobre o início de mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19, agora para maiores de 80 anos. A plataforma funciona como um banco de dados para dar suporte aos municípios no planejamento das estratégias utilizadas para a imunização da população. Ao todo, 17.179 pessoas foram notificadas.

Dos 223 municípios da Paraíba, 107 estão utilizando o sistema para auxiliar na estratégia de vacinação. Até o momento, 225.727 pessoas realizaram o cadastro. Desses usuários, 117.770 são residentes de João Pessoa, representando 50% dos inscritos, e 46.545 são de Campina Grande. No sertão, Patos aparece com 7.114 pessoas registradas e Sousa com 2.716.

Na Capital, idosos a partir de 82 anos já podem ser vacinados em dois pontos de drive thru, nos shoppings Manaíra e Mangabeira, em João Pessoa, a partir desta quarta-feira (3). Na quinta-feira (4), será a vez dos idosos com 81+ e, na sexta-feira (5) 80+.

Para os idosos que vão receber a segunda dose da vacina o local de referência é o Ginásio O Ronaldão, no bairro do Cristo. O horário de funcionamento nos três locais é das 9h às 17h.  Os beneficiados devem apresentar um documento de identificação com foto e cartão do SUS ou CPF.

Das faixas etárias que estão nos grupos prioritários, a que apresenta maior número de cadastro é a de 60 a 69 anos, com 40.016 registros, seguida da faixa de 70 a 79 anos, com 29.534. Dos usuários que possuem algum tipo de comorbidade, o hipertenso apresentou o maior quantitativo de cadastro com 83.735, seguido do diabético com 31.399 e do cardiopata, com 20.128. Das categorias de trabalhadores que estão nos grupos prioritários para a vacina, os professores da educação básica aparecem com 22.372 registros e da educação superior, 6.998.

De acordo com o secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, o ideal é que cada Secretaria de Saúde faça uma avaliação desse banco de dados para elaborar uma estratégia de vacinação de acordo com a população alvo de cada fase. Ele explica que o site não é parar marcar a data de vacinação, e sim uma forma de orientação para esses territórios. “O VacinaPB serve para que os municípios possam dimensionar locais para realizar a aplicação da vacina. Para o usuário, ele funciona como uma declaração de intenção de que quer ser vacinado”, pontua.

O sistema foi desenvolvido pela SES e pelo Núcleo de Tecnologia Estratégicas em Saúde (Nutes) da UEPB. O site para se cadastrar é o http://vacinapb.saude.pb.gov.br/ .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 − um =