João Pessoa vacina contra a Covid-19 e outras doenças nesta quarta-feira (26); veja locais
João Pessoa segue nesta quarta-feira (26) a vacinação da população local com diferentes tipos de imunização. Estão disponíveis todos os imunizantes listados no Programa Nacional de Imunização (PNI), além dos de Influenza e Covid-19. As doses estão disponíveis em todas as salas de vacina da rede municipal de saúde e no ponto móvel criado estrategicamente no Mangabeira Shopping.
A capital paraibana começou a ampliação, na terça-feira (25), da vacinação contra Covid-19 com o imunizante bivalente para pessoas com 18 anos ou mais.
Com essa mudança, que segue recomendação do Ministério da Saúde, a Pfizer Bivalente passa a ser ofertada a toda população acima de 18 anos, que já tenha recebido, pelo menos, duas doses monovalentes como esquema primário.
Para tomar o imunizante da Pfizer bivalente é necessário que o usuário elencado tenha recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes é a partir de 4 meses da última dose de reforço monovalente ou última dose do esquema primário.
Influenza
A vacinação com Influenza tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus na população-alvo da campanha. O imunizante usado é trivalente e apresenta três tipos de cepas.
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.
Grupo prioritário
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com idade superior a 60 anos de idade, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.