João Pessoa se transformará na capital do esporte de praia, diz João Azevêdo
O Governo da Paraíba pretende transformar João Pessoa na capital mundial do esporte de praia. O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo (PSB) na manhã desta sexta-feira (6) durante o lançamento do Paraíba Beach Games, evento de esportes de areia e no mar, que vai envolver seis modalidades — vôlei de praia, futebol de areia, handebol de praia, águas abertas, triatlon e beach tennis —, e será realizado nos meses de outubro e novembro.
“Nós queremos transformar João Pessoa na capital mundial do esporte não só de praia, como do ar livre. Esse ano nós teremos dois grandes eventos aqui, que será a realização da Etapa do Mundial do Vôlei de Praia, do Top12, do Sub-21, que foi um evento que realizamos no ano passado. Esse ano terá uma característica diferente, porque em novembro nós vamos ter os Jogos da Juventude aqui com praticamente 4.500 atletas participando”, afirmou o governador.
O Paraíba Beach Games vai atender mais de 4 mil jovens de escolas públicas com aulas práticas das modalidades de praia, além da expectativa de receber 400 mil pessoas no local de competição. O evento será transmitido ao vivo por meio da internet e da televisão.
O governador também anunciou a ampliação da arena do Vôlei de Praia para que o local tenha suporte para outros tipos de eventos esportivos. De acordo com Azevêdo, o projeto do governo é ter a praia de João Pessoa ocupada por um período de 45 dias no ano.
“Nós teremos o preenchimento desse espaço para os Jogos da Juventude, junto com o conjunto de outras atividades esportivas, que farão com que a cada ano pelo menos 45 dias de esportes de praia sejam realizados aqui em eventos nacionais e internacionais. Vai ter show, vai ter artesanato, vai ter um espaço aberto (…) Tem a grande orla nossa pra fazer maratona, pra fazer toda pratica de esporte ali. É isso que a gente quer, pegar essa vocação que o estado tem para transformar a Paraíba nessa referência mundial em esportes de praia”, declarou João.
O governador detalhou os investimentos do Estado no esporte de praia e destacou futuras parcerias. “Temos parceiros, principalmente na mídia, grandes redes nacionais de televisão, as confederações dos esportes e o próprio estado bancando. Serão 5 milhões de reais para que a gente possa realizar esse evento, da mesma forma que investimos quase 9 milhões nos Jogos da Juventude”, finalizou.
MaisPB