Bloco Destaque

João Pessoa inicia vacinação dos grupos prioritários contra influenza nesta segunda-feira

 

A Prefeitura de João Pessoa dá início, na próxima segunda-feira (10), a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Nesta primeira fase da ação de imunização, serão contempladas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. A ação preventiva segue até o dia 31 de maio.

Em João Pessoa, a referência para vacinação são todas as salas de vacinas da rede municipal, localizadas no Centro de Imunização, nas unidades de saúde da família (USF) e policlínicas. Para facilitar o acesso da população, a Prefeitura disponibiliza ainda um ponto móvel, criado estrategicamente para garantir a assistência, no Mangabeira Shopping, que funciona das 13h às 22h.
A vacinação contra influenza tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelos vírus no público-alvo da campanha. O imunizante é trivalente, ou seja, serve para os três tipos de cepas: A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, explica que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos. “A influenza, assim como a Covid-19, continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Portanto, orientamos que a população elegível a vacinação mantenha o esquema atualizado, seja para Covid-19, para Influenza ou demais vacinas disponíveis nos serviços de saúde”, orientou o coordenador.

Quem faz parte do grupo prioritário

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com idade superior a 60 anos; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a doença foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri