Bloco DestaqueParaiba

João Azevêdo autoriza início das obras do Hospital de Trauma do Sertão

O governador João Azevêdo assinou, nesta sexta-feira (7), a ordem de serviço para o início da construção do Hospital de Trauma do Sertão, no município de Patos. A obra, resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), receberá investimentos de aproximadamente R$ 150 milhões em obras e equipamentos, fortalecendo a política pública de regionalização dos serviços de média e alta complexidade, oferecendo a garantia do atendimento à população com maior agilidade.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a evolução da saúde pública da Paraíba que hoje celebrou um importante momento. “Esse dia ficará marcado na nossa história e eu agradeço ao presidente Lula pela sensibilidade e por incluir essa importante obra dentro do PAC, que irá oferecer ao cidadão um atendimento digno, sem necessidade de deslocamento para outra região. Patos se tornou uma referência na saúde regionalizada, com ações do programa Coração Paraibano e Paraíba contra o Câncer, atestando que estamos no caminho certo para o fortalecimento das políticas públicas do nosso estado”, frisou.

O gestor também evidenciou o êxito dos principais programas de saúde implantados pela gestão. “Nós já salvamos mais de 11 mil vidas pelo programa Coração Paraibano, reduzindo em 43% o número de mortes por infarto, realizamos mais de 110 mil cirurgias eletivas pelo programa Opera Paraíba, implantamos duas UTIs aéreas, demonstrando que a saúde do nosso estado está um outro patamar”, acrescentou.

A secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega, destacou que o Hospital de Trauma do Sertão irá atender 89 municípios da região. “É uma emoção e gratidão que sentimos nesse momento em que está saindo do papel um projeto extremamente importante para a Paraíba, que representa mais uma ação do governo de descentralizar os serviços de média e alta complexidade, resultado da decisão do governador João Azevêdo, que está fazendo Patos ser referência no atendimento cardiológico e contra o câncer”, disse.

O secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, enalteceu a capacidade da gestão estadual de executar obras estruturantes. “Esse é mais um grande sonho do Sertão da Paraíba que se concretiza, fruto da eficiência e do equilíbrio financeiro do estado, com ações importantes na Saúde, melhorando a qualidade de vida da população”, falou.

O deputado federal Hugo Motta evidenciou os avanços da saúde púbica estadual na gestão do governador João Azevêdo.  “Esse é um dia histórico que ficará marcado na nossa memória. As ações do governo têm salvado vidas diariamente e aqui na nossa região temos agora equipamentos de cardiologia intervencionista, além de investimentos na aquisição de acelerador linear e em petscan, colocando Patos como referência em cardiologia e no enfrentamento ao câncer. Aqui também tivemos expansão de centros cirúrgicos, de UTIs e o Hospital de Trauma dará respostas imediatas, melhorando ainda mais a saúde pública do nosso estado”, pontuou.

A deputada estadual Francisca Motta celebrou mais uma conquista para a saúde da população sertaneja. “Eu estou muito feliz porque vejo a qualificação do atendimento da nossa região, que hoje tem hemodinâmica, ambulâncias, fazendo com que as coisas aconteçam para valer, e o Hospital de Trauma vai salvar ainda mais vidas e mudar mais uma vez a história da nossa região”, salientou.

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, agradeceu ao governador pelos investimentos no município. “Esse é um momento de gratidão ao governador pela sensibilidade e parceria com os municípios. O Trauma do Sertão era uma luta antiga e que vai melhorar a vida do nosso povo, salvando vidas e parabenizamos o Estado pelas ações importantes em todas as áreas”, sustentou.

O Hospital de Trauma do Sertão contará com 245 leitos, sendo 32 de Emergência e Urgência, 16 de Unidade de Tratamento de Queimados, 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta e pediátrica e 167 leitos de enfermarias cirúrgica, clínica, neurológica, pediátrica, ortopédica e detentos.

Com uma área de construção de 21.500 m², a unidade de saúde terá atendimento clínico e cirúrgico, atenção ambulatorial clínica e cirúrgica, centro de imagem, unidade de tratamento de queimados, centro de assistência toxicológica e assistência farmacêutica hospitalar. O local ainda contará com 248 vagas de estacionamento e heliponto.

Prestigiaram a solenidade o deputado estadual Wilson Filho; prefeitos e vereadores de região; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional), Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador), Simone Guimarães (superintendente da Suplan), Arymatheus Reis (superintendente da PBSaúde),  Patrick Almeida (secretário executivo de Gestão Hospitalar), Lídia Moura (secretária da Mulher e da Diversidade Humana), Cristiana Almeida (secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana) e Cicinho Lima (secretário executivo da Cultura).

MaisPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri