O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira (30) dois alertas para baixa umidade relativa do ar em diversas regiões do país. Os avisos são classificados como “Perigo Potencial” e “Perigo”, indicando níveis de severidade distintos e abrangendo diferentes faixas de umidade.
O primeiro alerta, com grau de severidade de “Perigo Potencial”, está em vigor desde as 12h00 e se estende até as 18h00. As áreas sob este aviso apresentam umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, o que representa um baixo risco para incêndios florestais e para a saúde da população.
Já o segundo alerta, classificado como “Perigo”, também começou às 12h00 e segue até as 19h00, com umidade relativa do ar entre 20% e 12%. Este nível mais crítico aumenta o risco de incêndios florestais e representa ameaças à saúde, como ressecamento da pele e desconforto em áreas sensíveis como olhos, boca e nariz.
Cidades sob o primeiro alerta podem ser acessadas aqui.
Cidades sob o segundo alerta podem ser acessadas aqui.
Em função disso, o Inmet recomenda algumas precauções para minimizar os impactos desta condição climática:
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico durante as horas mais secas.
- Reduza a exposição ao sol, especialmente nas horas mais quentes.
Para mais informações, a Defesa Civil está disponível pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pode ser contatado pelo telefone 193.
Portal T5