INMET emite alertas de clima seco e vendaval para mais de 100 cidades do interior da Paraíba
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas climáticos para o interior da Paraíba, válidos até amanhã (11). O primeiro alerta é para clima seco, enquanto o segundo é para vendavais, afetando mais de 100 cidades do estado. Abaixo, estão listadas as localidades atingidas por cada alerta.
Atualmente, o Brasil está sob oito alertas climáticos, dois deles em nível vermelho devido a clima seco e ondas de calor, dois em nível laranja pelo mesmo motivo, e os restantes em nível amarelo por ondas de calor, vendavais e ventos costeiros.
Alerta de Clima Seco
O alerta de clima seco, válido até amanhã, prevê umidade relativa do ar entre 20% e 30%, com baixo risco de incêndios florestais e de problemas de saúde. As autoridades recomendam beber bastante água, evitar atividades físicas intensas durante as horas mais quentes e evitar a exposição direta ao sol. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Confira algumas das cidades afetadas pelo clima seco: Água Branca, Aguiar, Aparecida, Belém do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Cajazeiras, Coremas, Patos, Sousa, entre outras.
Alerta de Vendaval
O alerta de vendaval, também válido até amanhã, prevê ventos entre 40 km/h e 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos de árvores. Em caso de rajadas de vento, recomenda-se evitar abrigar-se sob árvores ou perto de torres e placas de propaganda.
Entre as cidades afetadas pelo vendaval estão: Amparo, Assunção, Baraúna, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Monteiro, Patos, Picuí, São José de Princesa, Sousa, e outras.
Para a lista completa de cidades, acesse os comunicados oficiais do INMET e siga as orientações de segurança para evitar problemas maiores.
PB Agora