Parecia uma missão impossível, mas a Inglaterra venceu a Eslováquia por 2 a 1 de virada, já na prorrogação, e avançou às quartas de final da Eurocopa 2024. Com a vitória de hoje (30), na Veltins-Arena, na Alemanha, os ingleses enfrentarão a Suíça.
O que aconteceu
Jude Bellingham e Harry Kane marcaram para a Inglaterra. Schranz, da Eslováquia, abriu o cartaz.
Quartas de final. A Inglaterra vai enfrentar a Suíça na quinta-feira (6), às 13h (de Brasília).
A Eslováquia, que nunca chegou às quartas, se despede da competição após quatro jogos, tendo acumulado uma vitória, um empate e duas derrotas.
Chuva de amarelos
O primeiro tempo foi marcado não só pelo gol da Eslováquia, mas também pela farta distribuição de amarelos. Ao todo foram cinco, sendo três para os ingleses e dois para os eslovacos.
Domina, mas não aproveita
A Inglaterra conseguiu importar seu estilo de jogo no início, com toques e lançamentos pelas laterais, mesmo sem tanta velocidade. Em alguns momentos do primeiro tempo, a equipe chegou a ter 80% de posse de bola, dominando o jogo e controlando as ações em campo.
Após a metade da primeira etapa, a Inglaterra perdeu a solidez defensiva que apresentava. A Eslováquia começou a crescer na partida, aproveitando melhores as oportunidades e finalizando com mais frequência, o que resultou na abertura do placar a favor dos eslovacos.
Chances perdidas e perdidas
Ao longo da primeira etapa, a Inglaterra acumulou várias chances de gol, mas não conseguiu acertar o alvo. A equipe trocou passes, mas encontrou dificuldades para penetrar na defesa adversária, mesmo com Saka, Bellingham e Foden sendo os principais destaques no ataque.
No final do primeiro tempo, os ingleses chegaram a ter duas cobranças de escanteios legítimas seguidas, mas desperdiçaram as chances criadas. Como resultado, a equipe inglesa deixou o campo sob as asas da torcida.
Eslováquia segura o cartaz; Inglaterra reage
A Inglaterra teve duas chances seguidas de reação logo nos primeiros minutos do segundo tempo: primeiro com Foden, que teve um gol anulado pelo VAR, aos 4 minutos do segundo tempo, e em seguida com Harry Kane, que finalizou na entrada da área, dois minutos depois, mas sem sucesso.
Apesar de contar com bons jogadores, a Inglaterra não conseguiu surpreender a defesa adversária. O tempo abusou dos cruzamentos para a área, facilitando o trabalho dos zagueiros eslovacos.
Eslováquia segura o marcador. A equipe liderada por Francesco Calzona parou de avançar no último terço do campo nos 20 minutos finais do jogo, evitando acionar os jogadores ingleses responsáveis pelas saídas de bola e se expondo menos ao risco de contra-ataques.
Tudo igual. Nos momentos finais, Bellingham mostrou seu brilho quando Guéhi desviou de cabeça um cruzamento na área, permitindo que o jogador do Real Madrid finalizasse a bicicleta, garantisse o empate e levasse a partida para a prorrogação.
Prorrogação e classificação
Uma virada. Não demorou muito e logo no terceiro minuto da prorrogação, Harry Kane apareceu. O inglês aproveitou sobra de bola para chegar cabeceando e virar o jogo.
Gols e lanças importantes
1 x 0. Strelec recebeu no meio aos 25 minutos do primeiro tempo e passou para Schranz na área, que, livre, finalizou tirando o goleiro para abrir o placar.
Gol anulado. Harry Kane fez um passe para Trippier na esquerda. A camisa 12 cruzou para a área, onde Phil Foden finalizou para o gol, aos 3′ do segundo tempo, mas após análise do VAR, o gol foi anulado por impedimento do meia-atacante do Manchester City.
Do meio do campo. Arriscou de longe! Bellingham errou um passe no meio, e Strelec, percebendo Pickford fora do gol, chutou do meio do campo. Por sorte — para os ingleses —, a bola passou perto da viagem e saiu.
Duas vezes para fora. Aos 32′, Harry Kane cabeceou firme para fora após cobrança de falta de Foden. Dois minutos depois, foi uma vez que Rice recebeu no meio e a bola explodiu na travessia.
1 x 1. Após um levantamento na área, Guéhi desviou de cabeça, e o astro do Real Madrid, Bellingham, finalizou de bicicleta para empatar o jogo.
2 x 1. Após o escanteio, Dubravcka rebateu para a entrada da área, onde Eze pegou o rebote e finalizou de voleio de forma um tanto peculiar. Guéhi, na área, cabeceou para Kane, que então desviou de cabeça para marcar o gol.
FICHA TÉCNICA
Inglaterra 2 x 1 Eslováquia
Competição: Eurocopa – Oitavas de final
Local: Arena Schalke, na Alemanha
Data e horário: 30 de junho de 2024 (domingo), às 13h (de Brasília)
Cartões amarelos: Guéhi, Mainoo, Bellingham (ING); Kucka, Skriniar e Pekarík (EVQ)
Gols: Schranz (EVQ), aos 24′ do 1T; Bellingham (ING), aos 49′ do 2T; Harry Kane (ING), aos 1′ do 1T da prorrogação
Inglaterra: Pickford, Walker, Stones, Guéhi, Trippier (Palmer), Mainoo (Eze), Rice, Saka, Bellingham (Gallagher), Foden (Toney) e Harry Kane (Konsa). Técnico: Gareth Southgate.
Eslováquia: Dúbravka, Pekarík, Vavro, Skriniar, Hancko, Lobotka, Kucka (Bero), Duda (Bénes), Schranz (Gyömbér), Strelec (Bozeník) e Haraslín (Suslov). Técnico: Francesco Calzona
www.uol.com.br