Imposto de Renda 2023: prazo para tentar receber a restituição no 1º lote acaba nesta quarta-feira
Os contribuintes que querem receber a restituição do Imposto de Renda 2023 já no 1º lote devem enviar a declaração à Receita Federal até as 23h59 desta quarta-feira (10). Segundo o órgão, essa é a data de processamento da primeira leva de pagamentos.
A Receita informou que já recebeu mais de 21 milhões de declarações, sendo que 15 milhões (71,4%) têm direito a restituição.
Vale ressaltar que o envio dentro do prazo não é garantia de recebimento no 1º lote. O pagamento será feito pela ordem de contribuintes prioritários. São eles:
- idosos acima de 80 anos;
- idosos entre 60 e 79 anos;
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Esta quarta-feira também é crucial para quem paga o imposto. Segundo o órgão, hoje é o último dia para aqueles que querem optar pelo débito automático, seja para pagamento da primeira cota do parcelamento ou para o valor total à vista.
Os pagamentos das restituições do IR 2023 começarão em 31 de maio e serão feitos em cinco lotes, segundo informações da Receita. O prazo para entrega das declarações começou no dia 15 de março.
Veja as datas dos pagamentos:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Quem recebe primeiro?
Os contribuintes que têm prioridade legal no recebimento da restituição, começando pelos idosos acima de 80 anos.
Em seguida, vêm os pagamentos para contribuintes que adotarem o modelo pré-preenchido, ou que optarem por receber a restituição via PIX (sistema de transferências em tempo real). Essa foi uma novidade trazida pelo Fisco neste ano.
Ordem de recebimento das restituições — Foto: Receita Federal – reprodução