Hotéis da Paraíba devem atingir 80% de ocupação no feriadão da Semana Santa
Seja para aproveitar as belezas naturais das praias, o friozinho da serra ou o turismo de aventura no Cariri, a Paraíba tem opções para todos os perfis de turistas. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH) tem a expectativa de que a ocupação na rede hoteleira chegue a 82% nos quatro dias do feriadão da Semana Santa. A promoção do destino, além do aumento de até 118% no número de assentos em voos para o estado durante o período impulsionam o turismo e a geração de renda.
No hotel BA’RA, à beira mar da praia do Cabo Branco, as expectativas também são positivas para o período, principalmente em relação à procura de estadia por hóspedes regionais, que moram em estados vizinhos e conseguem visitar a cidade por via terrestre. Para atrair os clientes, o hotel preparou uma programação especial para as crianças, com caça ao tesouro, programação lúdica e um dia voltado para a culinária.
“Temos também o almoço de Páscoa no domingo, onde os hóspedes vão ter a possibilidade de adquirir à parte e todos que adquirirem têm direito ao late check out, para sair mais tarde do hotel, até às 17h. Temos toda a infraestrutura do hotel para transformar a experiência do cliente excelente. Dispomos de um spa, com diversos tipos de massagens, a piscina climatizada, nosso rooftop, uma trattoria”, explicou a gestora Comercial do BA’RA, Rossana Oliveira.
“Com o perfil de interiorização, a gente tem trabalhado muito, do litoral ao Sertão, a promoção turística para ter uma grande ocupação no interior, no Brejo, no Cariri, Curimataú, e que essas regiões também recebam os turistas regionais e nacionais”, disse Rosália Lucas em entrevista ao Pauta Real.
Se tornando a cidade “queridinha” dos visitantes e em evidência no cenário nacional do turismo, João Pessoa é o quinto destino mais procurado para a Semana Santa, segundo a plataforma de buscas de hospedagem e passagens aéreas do Brasil – a Booking.com. O secretário de Turismo da Capital, Daniel Rodrigues, avaliou que a cidade vive um outro momento no turismo, o que é fruto de ações assertivas de promoção, capacitação de agentes de viagens e operadores e participação nas principais feiras de turismo do Brasil
Clima ameno, imersão cultural e turismo de aventura
Para quem deseja fugir do litoral e aproveitar o frio da serra paraibana, no município de Areia os hotéis apostam em imersão na cultura e na gastronomia como atrações da Semana Santa. A cidade reúne floriculturas com visitas guiadas e estabelecimentos que cultivam café e produzem mel de abelha sem ferrão, ações de resgate desenvolvidas numa parceria da Universidade Federal da Paraiba com a Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia- Atura.
Para a Semana Santa, os restaurantes e cafés pretendem investir em pratos da época, com foco em frutos do mar e peixes, principalmente tilápia, cultivados na região. Já os apaixonados por chocolate, podem visitar uma fábrica de chocolate do gênero “bean to bar”, que significa do grão à barra, atribuindo mais autenticidade ao chocolate.
Em um dos engenhos da cidade é possível fazer passeio de jipe pela propriedade verde, tirolesa, pedalinho, além de visita guiada pelos galpões de produção de cachaça. Para quem busca uma hospedagem mais acessível financeiramente, existe a opção do hotel de barracas, que traz diárias por um valor mais baixo.
“Quando falamos em turismo de experiência, estamos falando em arquitetura colonial, história, economia, gastronomia, vivência de base comunitária e diferenciais em meios de hospedagem. Areia reúne tudo isso. A cidade está localizada relativamente próxima a grandes centros urbanos, dispõe de bons acessos, e a região conta com paisagens naturais deslumbrantes. Quem visitar Areia vai se encantar”, garante o presidente da presidente da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura), Leonaldo Alves.