O Hospital Municipal do Valentina Figueiredo, referência para tratamento de crianças em João Pessoa, está com 100% dos leitos de UTI ocupados. A informação foi confirmada pela direção da unidade hospitalar à TV Cabo Branco, nesta quinta-feira (11).
De acordo com o hospital, os 11 leitos de UTI destinados a internação de crianças estão ocupados. Destes, pelo menos 10 são de crianças internadas por síndromes respiratórias.
Ainda segundo o hospital, 91% dos leitos de enfermaria também estão ocupados. Ao todo, são 61 leitos, e destes 56 estão com pacientes.
Por conta do alto número de internações de crianças por síndromes respiratórias em hospitais da Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deve disponibilizar, até esta sexta-feira (12), mais 10 leitos de UTI infantil, no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.
Segundo a SES, até o momento 20 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria foram destinados a internação de crianças no Hospital de Trauma de João Pessoa e no Hospital Arlinda Marques, que também fica na capital paraibana.
No interior do estado, ainda segundo a SES, 10 leitos foram abertos no Hospital de Trauma de Campina Grande, e seis no Hospital Regional de Patos. A previsão da secretária é que mais leitos sejam disponibilizados ao tratamento infantil em hospitais de Cajazeiras e Sousa, no Sertão do estado.
Mortes por síndromes respiratórias
De acordo com a secretaria, a Paraíba registrou até esta quarta (10) 186 casos de síndromes respiratórias, sendo 65 por influenza. Do total de casos, a maior parte (67) foi registrada em crianças menores de 1 ano; 55 em crianças de 1 a 4 anos; e 19 em crianças entre 5 e 9 anos.
Vacinação
A SES informou que a Paraíba tem apenas 38,72% de cobertura vacinal contra a Influenza. O imunizante está sendo oferecido a grupos prioritários até 31 de maio, e o público infantil, de crianças entre seis meses até seis anos, tem 30,19% de cobertura.
G1PB