Heleno diz que delação de Cid sobre tentativa de golpe é “fantasia”
A defesa do militar Augusto Heleno chegou a acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele não comparecesse, mas teve pedido negado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro no Congresso Nacional ouviu, nesta terça-feira (26/9), o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República no governo Jair Bolsonaro (PL).
Heleno teceu comentários sobre a delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, à Polícia Federal, em que ele disse que participou da tal reunião. Segundo o general, ajudantes de ordens não participavam de encontros do tipo. “Cid não participava de reuniões. Ele era ajudante de ordens. Isso é fantasia.”
Apesar de ter o direito de não falar, Heleno respondeu às perguntas feitas pela relatora Eliziane Gama (PSD-MA). Em uma delas, ele negou conhecer a suposta “minuta do golpe”, que teria sido produzida para o ex-presidente Jair Bolsonaro e apresentada em uma reunião com as Forças Armadas.
O militar também afirmou que nunca foi aos acampamentos golpistas em frente ao Quartel General do Exército em Brasília. Em seu discurso inicial, ele citou uma reportagem que o acusou de ter “DNA bolsonarista”. Em oitiva à CPMI, ele negou.
“Não ficou DNA bolsonarista do general Heleno, porque jamais tratei de política com meus servidores”, disse. “Essa alegação de que meu DNA é bolsonarista não me atinge”, concluiu.
Autoria intelectual
A menos de um mês para o prazo de entrega do relatório final do colegiado, a CPMI concentra-se em figuras próximas ao ex-presidente, na tentativa de relacioná-lo à autoria intelectual dos atos antidemocráticos.
“Respeito à minoria”
No início da sessão, o presidente da CPMI, Arthur Maia (União-BA), fez um discurso pedindo que as decisões tomadas no colegiado respeitem o governo — que tem maioria no colegiado — e a oposição. Ele afirmou que tem defendido os pedidos da minoria, apesar de ser atacado por alguns nomes da oposição.
Metrópoles
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Relacionado
Artigos relacionados

Governador recebe ministro da Justiça, Flávio Dino, durante evento nesta sexta-feira, na capital
