Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

Um fenômeno atmosférico incomum se formou nos céus da Paraíba na manhã desta quinta-feira (13). O “Halo Solar”, como é conhecido, é um círculo de arco-íris em torno do sol, formado após chuvas intensas.

O fenômeno chamou a atenção da população. O halo solar é como uma espécie de prisma, e acontece quando a luz do sol ultrapassa cristais de gelo na atmosfera.

 

O metereologista Roberto Pereira, da da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), explicou o fenômeno: “Ele acontece geralmente devido a chuvas com nuvens altas, que estão a em torno de dez a 12 quilômetros de altura. Por causa disso, essas nuvens são formadas por cristais de gelo fininhos, que formam uma espécie de película. O que você vê é o sol através dos cristais”, disse o meteorologista.

“A luz branca é formada por sete cores, as cores do arco-íris. O halo é formado em círculo devido ao formato do sol. Isso não é indicativo de que vai ter chuva forte ou algum outro evento”, explicou.

“Estamos passando por um vórtice ciclônico de altos níveis, que já está bem dentro do continente. E, por isso, por ser de altos níveis, há a formação dessas nuvens a 12 quilômetros de altura”, disse.

Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × cinco =