O governo federal anunciou nesta 2ª feira (20.fev.2023) a liberação de R$ 33,7 milhões para ações de defesa civil em 54 cidades atingidas por desastres. Os valores serão destinados a municípios de 10 Estados: São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pará, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.
Chuvas intensas, estiagem, alagamentos, vendavais e deslizamentos estão entre os desastres citados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional no Twitter. A cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, receberá o maior repasse: R$ 4,7 milhões.
A verba irá para recuperação de duas pontes urbanas e uma rural, além do início do processo de restabelecimento de leitos de rios do município. Em dezembro de 2022, a cidade foi atingida por um temporal que causou ao menos 5 mortes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O município foi um dos mais afetados pela enchente na região, mas não está na lista publicada pelo governo nesta 2ª feira (20.fev) para receber repasses.
Pela manhã, Lula sobrevoou pontos afetados pelas chuvas no litoral norte de São Paulo. Ele estava acompanhado de ministros do governo. Ao menos 36 pessoas morreram e 13 ficaram feridas por causa do excesso de pluviosidade.
O petista passava o feriado de Carnaval na Bahia, na base naval de Aratu, onde há uma praia com acesso restrito. Interrompeu a folga para visitar a área atingida.
Ele voou da Bahia para São José dos Campos (SP) na manhã desta 2ª feira (20.fev). De lá, embarcou de helicóptero com ministros para São Sebastião. O governo federal declarou calamidade no município.