Governo da Flórida assina projeto de lei para tomar controle do distrito autônomo da Disney World

O governador da Flórida, Ron DeSantis, assinou nesta segunda-feira (27) um projeto de lei que dá ao governo o controle do distrito autônomo dos parques da Disney World, em Orlando.
DeSantis, um ultra conservador republicano, vem travando uma forte disputa com a Disney World por conta da chamada lei “Don’t say gay” (“Não diga gay” em tradução direta), que proíbe educação sexual em escolas da Flórida. A Disney se opôs fortemente à lei, de autoria de DeSantis.
O projeto exige que DeSantis, republicano, nomeie um conselho de cinco membros para supervisionar os serviços do governo que o distrito da Disney fornece em suas propriedades no parque temático na Flórida.
“Hoje o reino corporativo finalmente chega ao fim”, disse ele em uma cerimônia de assinatura de projeto de lei em Lake Buena Vista. “Há um novo xerife na cidade, e a responsabilidade será a ordem do dia”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/4/N/LUcKPWTFSVGnotsM8Ifw/2022-11-09t023833z-1169941934-rc2xhx96cw7q-rtrmadp-3-usa-election-florida-governor.jpg?w=1220&ssl=1)
O governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, faz um discurso ao lado sua esposa Casey em Tampa, na Flórida, nos EUA, em 8 de novembro de 2022 — Foto: REUTERS/Marco Bello
A recuperação do distrito da Disney começou no ano passado, quando a gigante do entretenimento, enfrentando intensa pressão, se opôs publicamente à lei “Não diga gay”, que impede ensinamentos sobre orientação sexual e identidade de gênero do jardim de infância até a terceira série escolar.
DeSantis se mexeu rapidamente para penalizar a empresa, direcionando os membros do legislativo, dominado pelo Partido Republicano, a dissolver o distrito autônomo da Disney durante uma sessão legislativa especial, iniciando um processo de reestruturação assistido de perto.