Bloco Principal 3

Governador do RS diz que doações por PIX para ajudar vítimas das enchentes vão para entidade privada

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse que as doações feitas via PIX para as vítimas das enchentes que atingem o estado não vão para o governo e, sim, para uma entidade privada. Segundo ele, o valor arrecadado será destinado para atender as pessoas que foram atingidas pela tragédia.

“O PIX não é para o governo. O PIX é para uma conta de uma entidade privada que é da Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul. Não é dinheiro para o governo, para fazer, nenhuma das ações que nós anunciamos aqui vai consumir os recursos do PIX”, disse Leite.

Mais de 90 pessoas morreram por conta dos temporais e enchentes que atingiram o estado desde 29 de abril.

Segundo ele, os recursos das doações via PIX serão enviados para atender as pessoas que foram atingidas pelas enchentes no RS, quando a população terá que reconstruir as casas e recuperar os bens perdidos na enchente.

Por meio de decreto, foi criado um comitê gestor com entidades, associações de municípios e entidades privadas, empresariais, sociais e assistenciais que decidem a forma de aplicação dos recursos. Haverá a participação de entidades sociais para decidir para onde e para quem vai o dinheiro.

“Uma vez decidida a forma de aplicação, são chamadas entidades sociais para que a gente possa fazer esse recurso chegar na ponta para as famílias, e ele vai ser priorizado para ajudar a reerguer as vidas das pessoas. Porque as pessoas vão precisar do apoio, vai ser o momento seguinte para reerguer as suas vidas”.

Leite disse que a arrecadação passará por auditoria e terá transparência, com acompanhamento público. “Então, tem transparência, tem cuidado, tem gestão compartilhada com a sociedade e tem, sobretudo, o foco de chegar nas pessoas. Não é dinheiro para o governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri