A experiência de utilizar o Google Meet para fazer reuniões online acaba de ficar melhor com o anúncio de que o aplicativo poderá ser usado com uma resolução de vídeo mais alta. Até agora, o app carregava as videochamadas entre 360p e 720p, a depender da qualidade da internet, porém, com a atualização, usuários poderão usufruir de imagens em 1080p.
No entanto, a novidade chega com muitas limitações. A resolução mais alta só será possível em reuniões com apenas dois participantes, ambos usando a versão do app em computadores com câmeras com suporte a captura em 1080p e que assinem alguns dos planos pagos da empresa — Google Workspace ou Google One.
1080p só para alguns
O Google Meet com 1080p poderá ser utilizado por usuários com contas nos seguintes planos:
- Business Standard;
- Business Plus;
- Enterprise Starter;
- Enterprise Standard;
- Enterprise Plus;
- Teaching and Learning Upgrade;
- Education Plus;
- Enterprise Essentials;
- Frontline;
- Google One com 2 TB ou mais armazenamento.
Assim, usuários com conta pessoal simples do Google não terão acesso à resolução alta no Meet. Também não são contemplados os usuários dos planos Essentials, Business Starter, Education Fundamentals, Education Standard, Nonprofits e G Suite Basic & Business.
A resolução em 1080p no Meet é um esforço do Google para competir com aplicativos rivais de videochamadas que vêm dominando o mercado, como o Zoom. A atualização é liberada gradualmente e deverá estar disponível a todos os usuários — que se encaixam nas restrições do serviço — até a segunda quinzena de maio.
Entre outras novidades que estão sendo implementadas no Meet estão o compartilhamento facilitado de arquivos, a opção de salvar as legendas em tempo real de reuniões gravadas e a possibilidade de desligar o vídeo de um participante.
ClickPB