Globo estuda antecipar o fim do Domingão do Faustão para 29 de agosto, no dia em que acaba a Superdança dos Famosos. Nos bastidores, existe um mal-estar desde que Fausto Silva anunciou um acordo com a Band para 2022 oito meses antes do encerramento do seu vínculo. Se ficar no ar até dezembro, como inicialmente estava previsto, a Globo seria um “esquenta” para um canal concorrente. A decisão geraria milhões de prejuízo ao novo contratado da Band nos quatro meses que não receberia os merchadisings exibidos no Domingão.

Ao fim deste mês, Cris Gomes, diretor do Domingão do Faustão, deixará a Globo e passará a formatar o novo programa na Band. Ele terá seis meses para arquitetar um novo dominical e tem carta branca para formar parcerias com produtoras e aumentar o conteúdo da produção. A ideia é deixar tudo pronto quando o novo contratado da emissora paulista estiver livre das amarras da líder de audiência.

A decisão está nas mãos de Jorge Nóbrega, presidente executivo do Grupo Globo, segundo apurou o NaTelinha. Caso o martelo seja batido e ele fique fora do ar por quatro meses, isso geraria um prejuízo milionário a Faustão, e algum substancial à própria Globo. Isso garantiria ao comunicador o recebimento de seu salário acordado em contrato, mas não o “filé”, que é o que entra por meio de merchandising.

De acordo com fontes ouvidas, a Globo estaria disposta a manter Faustão recebendo seu ordenado enquanto estiver na geladeira a deixá-lo exposto a uma vitrine tão grande. Isto é, a Globo ficou incomodada com a possibilidade do comunicador “sair em alta” e estrear um novo programa na Band no domingo seguinte a sua despedida depois de mais de três décadas de serviços prestados.

O substituto imediato de Faustão, a partir de setembro, seriam filmes. A emissora já exibiu por diversas vezes duas sessões de cinema no domingo e não há nada que impeça o Domingão de ser rifado da grade com quatro meses de antecedência.

Atores de Quanto mais Vida Melhor
Roberto Justus sorrindo

A saída de Faustão da Globo

Há três semanas, em 30 de abril, Faustão acertou seu retorno à Band. A emissora que lhe projetou para a Globo, onde apresenta o Domingão desde 1989. No início do ano, havia dito que não tinha nada certo com nenhuma emissora, mas a oito meses do fim de seu compromisso com o Grupo Globo, já definiu sua continuidade na televisão. Durante os últimos meses, o veterano conversou com os irmãos Saad, Johnny e Ricardo, donos da Band, até se acertarem para aquele que será a volta ao canal que lhe credenciou a ter um espaço nos domingos da Globo.

O apresentador de 71 anos não aceitou a proposta da Globo para migrar para as noites de quinta-feira em 2022. No novo de desenho de grade da emissora elaborado pela direção, Faustão não se encaixava, apesar de ser líder de audiência há décadas e ser o programa de auditório mais visto da emissora.

Em janeiro, a Globo se pronunciou sobre a saída do apresentador: “Nestes mais de 30 anos de parceria, a TV Globo e o apresentador Fausto Silva sempre conversaram sobre novas oportunidades e inovações. Foi assim também nas últimas semanas, quando teve início o último ano do atual contrato. Mas, diante da decisão do apresentador de encerrar sua jornada à frente de programas semanais, só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu”.

Procurada pela reportagem, a Globo não se manifestou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezenove + nove =