O público menor de 18 anos só deve ser vacinado em setembro, na Paraíba. É a previsão do secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, após o anúncio do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nessa quarta-feira (28), a respeito da inclusão de adolescentes na vacinação contra a covid-19. A declaração foi dada nesta quinta-feira (29), em entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação.

A inclusão desse grupo está condicionada à vacinação dos grupos de maior risco com, pelo menos, a primeira dose (D1). “Já recebemos 170 mil doses [esta semana]. Uma média de 200 mil por semana a partir da próxima semana, uma média de 250 mil doses e isto acelera a vacinação dos grupos de 18 a 59 anos em faixa decrescente. Ao final de setembro teremos toda a população da Paraíba Vacinada [com pelo menos a D1] e vamos iniciar a vacinação da população abaixo de 18 anos com a vacina da Pfizer, que é a única que tem segurança e eficácia nessa população”, completou.

Mudança no período entre doses

O secretário também comentou a respeito da possível redução do tempo de espera entre doses da Pfizer, para 21 dias, e aumento do tempo entre as da AstraZeneca, para 120 ou 180 dias. “Isso tudo é decorrente ainda da escassez da vacina. Esse encurtamento só será efetivado a partir do momento que tiver vacinado toda a população com a primeira dose, que já permite uma proteção de 70%. O foco nesse momento é terminar toda a população da Paraíba acima de 18 anos com a primeira dose”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

15 − 4 =