O secretário de Estado da Saúde (SES-PB), Geraldo Medeiros, afirmou nesta segunda-feira (5), que foi erro de digitação no Sistema Nacional de Imunização (SNI) o registro de 223 vacinas da AstraZeneca/Fiocruz aplicadas fora do prazo de validade na Paraíba.
Porém, a cidade de Alagoa Grande confirmou a informação de que aplicou o imunizante de forma do prazo de válida. Geraldo afirmou que a orientação para o município é reaplicar o imunizante após 28 dias. “Nós temos o informe de 24 municípios de que não houve aplicação de vacinas vencidas, o que houve foi um erro de registro de digitação no SNI. Temos apenas 1 que confirmou, que é Alagoa Grande, e já foi orientado revacinar essas pessoas após 28 dias”, disse Geraldo.
Em todo o país, segundo o jornal Folha de S.Paulo, que trouxe a denúncia, foram mais de 26 mil pessoas vacinadas com doses fora do prazo de validade.
Município admite erro
A Prefeitura de Alagoa Grande admitiu que o erro atingiu 72 pessoas da cidade. Em vídeo, o secretário de Saúde da cidade, André Fernandes, informou que a falha ocorreu entre março e abril na aplicação de segunda dose da vacina. O secretário contou que, assim que o erro foi identificado, foi comunicado à Secretaria de Saúde estadual.
”Foi nos dado a informação, na semana passada, de que deveríamos refazer uma terceira dose. Nós começamos segunda-feira a refazer essas 72 doses e acreditamos que até o final da próxima semana, todas as 72 pessoas estarão vacinadas”, afirmou.
Confira a lista de cidades que confirmaram não ter aplicado o imunizante fora do prazo:
- João Pessoa
- Campina Grande
- Sertãozinho
- Itabaiana
- São José de Piranhas
- Cajazeiras
- Mamanguape
- Itapororoca
- Baraúna
- Cabedelo
- Queimadas
- Esperança
- Boa Vista
- Taperoá
- Remígio
- Itaporanga
- Nova Floresta
- São José dos Cordeiros
- Triunfo
- Caldas Brandão
- Santa Terezinha
- Emas
- Mulungu
- Massaranduba