A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta sexta e sábado (dias 26 e 27), programação gratuita em comemoração ao Dia Internacional da Dança. A primeira atividade é a oficina Dança Contemporânea, ministrada pelo artista e professor Geovan da Conceição, na sexta-feira (26), das 19h às 21h, no auditório 2 do mezanino 2.
No sábado (27), a programação segue simultaneamente em Campina Grande e João Pessoa. No Cineteatro São José, o Coletivo Tanz apresenta o espetáculo TAZ, às 18h. No Teatro de Arena Leonardo Nóbrega (Espaço Cultural), acontece edição especial do Bailaço em comemoração ao dia da dança, a partir das 20h, com apresentações de Nordeste Street, Ethereal, Looney Tunes, Igor da Casa da Baixa Costura, Heloísa Karen, Ana Elisa, Polerine Maria e Tan Tan, e de solos e duos do Grupo Jovem da Cenário Escola de Dança (Tereza Raiz, Sophia Vasconcelos, Eleonora Calado, Letícia Tho, Emilly Oliveira e Beatriz Emilly).
No comando do Bailaço está o multiartista Vant Vaz e desta vez o evento conta com a participação especial do grupo Frevoada, que apresentará o espetáculo Passo da Saudade. Para encerrar a noite, DJs do Nonstop Coletivo abrem a pista para o público.
Dia Internacional da Dança – Criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês, conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.
Sobre as atrações
Geovan da Conceição é bailarino e professor, formado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Possui Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi premiado em 2021 no Internationales Solo Tanz Theater Festival em Stuttgart, na Alemanha. Atualmente atua como chefe da divisão de Dança da Funjope. É professor de dança clássica e contemporânea do Centro Estadual de Arte.
Espetáculo TAZ – Partindo de reflexões acerca de levantes, insurreições, território, pertencimento, identidade e outras questões que são de suma importância para o contexto geopolítico mundial e mais especificamente o latino-americano, o Coletivo Tanz constrói uma Obra/espetáculo temporário, uma fenda no tempo, um espaço em branco para uma instauração repleta de significados e que traz à cena corpos rebelados e indóceis, porém poéticos. Como suporte da linguagem corporal, a obra transita entre as danças urbanas, o teatro físico, e os folguedos populares. Antes de tudo, a TAZ é um experimento cênico teatral, um jogo real. Concepção/criação: Coletivo Tanz | Intérpretes-criadores: Edigar Palmeira, Erik Breno e Jack Keysy | Fotos e Vídeo: Thercles Silva | Produção: Mariah Benaglia. Classificação indicativa livre.
Espetáculo Passo da Saudade, do Grupo Frevoada – É um show-espetáculo com dança e poemas recitados. Experimenta os frevos revisitados pelas vivências de um eu-lírico nostálgico. Brinca com o frevo canção e o seu passo cheio de capoeira, síncopes e afetações; se entrega ao frevo de bloco e suas saudades de outrora. Espetáculo interativo que traz a plateia ao seu interior para juntar, como nos carnavais de rua, as pessoas numa troca de energias, passos e poesia. Ficha Técnica: Voz, piano e poesia: Amáury | Percussão e direção musical: Viktor Makeba | Trompete: Tarcísio Pereira | Passistas: Renata Lima e Lua Camboatá | Coreografia: Renata Lima e Lua Camboatá | Direção Geral: Valéria Vicente | Direção Artística: Amáury | Produção: Renata Lima e Viktor Makeba | Dramaturgia: Amáury | Classificação indicativa Livre
Nonstop – é um coletivo de DJs formado por Iordz, Acarajow e Igreja do Som. Sua missão é não deixar a pista esfriar com música e dança sem parar. O grupo apresenta um set variado com influências de gêneros que nasceram nas periferias do Brasil e mundo, como funk, soul, rap, reggae e house. Acarajow é mulher preta, jornalista, educadora popular e periférica, integra a Rádio 6969 Eféemm e faz sua pesquisa mergulhando nas referências da música preta e periférica, sobretudo na quebrada onde cresceu.
Igreja do Som é um projeto que tem o objetivo de externar o amor pela música e colocar o resultado de anos de garimpo e pesquisa de Marcelo Fontes no mundo, falando da música como religião que conecta, une e aproxima as pessoas. Reunindo referências que vão desde o Movimento Black Rio, passando pelo funk, disco e house dos anos 70 e 80, até o funk carioca, o rap e outros gêneros.
Iordz é produtor multimídia, House Dancer e DJ, atuando na cena paraibana desde 1999 como Bboy/DJ no Hip Hop e idealizando posteriormente o coletivo House Dance PB que difunde a cultura house dance – música e dança – na PB.
Programação do Dia Internacional da Dança 2024
Sexta-feira, 26/04/24
João Pessoa
Oficina: Dança Contemporânea
Facilitador: Geovan da Conceição
Local: Sala 02 do mezanino 02 (Rampa 03) do Espaço Cultural
Horário: 19h às 21h
Inscrições através do email: dancafunesc@gmail.com
Sábado, 27/04/24
Campina Grande
18h – Espetáculo TAZ – Coletivo Tanz
Classificação: Livre
Local: Cineteatro São José
João Pessoa
20h – Bailaço
Artistas e grupos participantes: Nordeste Street | Igor da Casa da Baixa Costura | Ethereal | Heloísa Karen | Ana Elisa | Polerine Maria e Tan Tan | Looney Tunes | Grupo Jovem da Cenário Escola de Dança (Tereza Raiz, Sophia Vasconcelos, Eleonora Calado, Letícia Tho, Emilly Oliveira, Beatriz Emilly)
Participação Especial: Espetáculo Passo da Saudade, Grupo Frevoada
Host: Vant Vaz
DJ: Coletivo Nonstop
Classificação: livre
Local: Teatro de Arena Leonardo Nóbrega, Espaço Cultural
PARAÍBA.COM