Frente fria avança e Sudeste tem risco de temporais no fim de semana; veja previsão
Após uma sequência de dias chuvosos, o Sudeste deve ter novos temporais neste fim de semana. Uma frente fria que avança pela região deve manter o tempo instável nos próximos dias.
De acordo com a Climatempo, o sistema também vai canalizar umidade vinda da Amazônia, trazendo chuva para uma extensa faixa que vai desde o Amazonas, passando por todos os estados do Centro-Oeste e chegando ao Sudeste.
➡️O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta a possibilidade da formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (entenda mais abaixo).
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, a frente fria que se formou na sexta em São Paulo vai avançar rapidamente pelo país ao longo do fim de semana.
Em São Paulo, onde os temporais causaram alagamentos na sexta, principalmente na Grande São Paulo, a tendência é que a chuva diminua ao longo do fim de semana.
⚠️Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os temporais mais intensos devem ser registrados nas seguintes regiões:
- norte de São Paulo;
- centro do Rio de Janeiro;
- oeste do Espírito Santo;
- Minas Gerais;
- Goiás;
- Distrito Federal;
- sudoeste da Bahia;
- sul do Tocantins;
- Mato Grosso;
- e sul do Pará.
🟠Nessas regiões, os acumulados podem chegar a 100 milímetros por dia, com ventos intensos, de até 100 km/h. As chuvas previstas para esses locais foram classificadas pelo Inmet em um aviso meteorológico “laranja”, que qualifica as chuvas como de “perigo” (saiba mais abaixo).
🔴Na Região Serrana do Rio de Janeiro, há um aviso meteorológico “vermelho”, de ‘grande perigo”, para o acumulado de chuva nos próximos dias. Os volumes podem superar os 100 milímetros por dia em alguns locais, com grande risco para alagamentos e deslizamentos.
Boa parte do país deve ter tempo instável no fim de semana. — Foto: Inmet
Nas demais regiões do país, a previsão é de tempo mais firme:
- No Sul, o tempo deve ficar mais estável, com uma leve diminuição das temperaturas. “O Sul pode ter um pouquinho de frio, mas nada de frio muito extremo”, diz Luengo.
- No Nordeste, a previsão é de tempo firme e seco. O sul da Bahia pode registrar alguns temporais no fim de semana.
No domingo (10), a frente fria deve seguir avançando e atingir o sul da Bahia, o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo.
Deve chover também no Amazonas, no Tocantins, no norte de Goiás, no Pará e em Rondônia.
Já na próxima semana, a formação de um fenômeno conhecido como ciclone bomba (entenda abaixo) deve ser responsável por trazer ventos fortes e tempestades para o Sul.
Apesar da trajetória prevista para o ciclone ser de afastamento da costa, avançando para alto-mar, as consequências devem ser sentidas especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
G1