Bloco Principal 3

Fotos não cadastradas no e-Título intrigam eleitores e geram memes; entenda

Uma série de memes circularam na internet no domingo (6) em que internautas questionam como Justiça Eleitoral conseguiu as imagens de eleitores para constar no e-Título, a versão digital do título de eleitor, sendo que muitos cidadãos ainda não haviam cadastrado suas fotos.

A resposta para essa dúvida está em uma resolução do TSE que determina que “dados biográficos e biométricos que compõem o Cadastro Eleitoral poderão ser atualizados, mediante inclusão ou alteração, com informações oriundas de bancos de dados geridos por órgãos públicos, inclusive da Identificação Civil Nacional”.

Em resumo, a Justiça Eleitoral pode usar dados (como fotografias) de outros órgãos federais, estaduais e municipais, como, por exemplo, as secretarias de Segurança Pública, responsáveis pela emissão da Carteira de Identidade.

Internautas se divertem

Muitos internautas se divertiram com as fotos usadas pelo TSE para o aplicativo e-Título. A influenciadora Camilla de Lucas publicou um relato nas redes sociais em que conta que se divertia com as fotos do e-Título de outras pessoas, quando pensou: “Está todo mundo usando o e-Título, vou usar o meu amanhã também para votar. Só que, provavelmente, eu não tenho foto porque eu nunca fui em nenhum lugar pra poder tirar foto do e-Título. Eis que abro o aplicativo e [está lá]”, disse ela, em postagem pelas redes sociais, referindo-se a uma foto em que acredita que não esteja bonita.

O jornalista Chico Felitti publicou: “MISS E-TÍTULO: tá rolando nos stories uma competição de foto de título eleitoral mais bizarra. & vc achou que tinha saído mal na sua três por quatro?!”

O cantor Felipe Araújo questionou: “Você teria coragem de mostrar sua foto do e-Título pra alguém?”

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo