Forças de segurança vão atuar de forma integrada nos eventos do projeto ‘Corredor Turístico da Duque de Caxias’
A parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado, que já ocorre em diversas áreas da administração, continua a se ampliar. As polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) vão atuar de forma integrada para garantir a segurança, tranquilidade e conforto do público que for prestigiar as atividades do Corredor Turístico da Avenida Duque de Caxias.
A decisão foi tomada, nesta quinta-feira (21), pelos dirigentes das forças de segurança estadual e municipal durante reunião de planejamento e alinhamento das ações de cada órgão para o período de realização do evento, que acontecerá, inicialmente, de janeiro a março de 2024. O encontro ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado, no bairro de Mangabeira.
A reunião foi solicitada pela Prefeitura e presidida pelo secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, Lamark Donato. Ele explicou que o objetivo do trabalho integrado é que cada um cumpra a contento suas atribuições, mas atuando sempre de forma conjunta, em sintonia, e trocando informações e dados – desde locais, horários e público estimado, conforme o tipo de atração artístico/musical.
A programação completa para o primeiro trimestre de 2024 deve ser anunciada na próxima semana. “Essa atuação conjunta e coordenada, planejada e alinhada com o recém lançado programa ‘Viva o Centro’ é fundamental para assegurar a tranquilidade durante todos os dias de realização do projeto”, observou ao final da reunião o secretário de Planejamento da Capital, José William.
Para ele, o aparato de segurança e o trabalho de requalificação que a Prefeitura está realizando, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) na Duque de Caxias, inclusive com nova iluminação, são essenciais não apenas para os protagonistas e espectadores da cena cultural, mas para os turistas, moradores e comerciantes.
“A soma dessas ações conjuntas ajuda a gerar a confiança de se frequentar com tranquilidade nosso Centro Histórico, incentivando, assim, a atração de novos empreendimentos, principalmente nas áreas da gastronomia, turismo, educação e cultura”, completou. Também explicaram detalhes do projeto os secretários Guido Lemos, da Ciência e Tecnologia (Secietc); e Daniel Rodrigues, do Turismo (Setur), além da coordenadora de Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), Daniela Bandeira.
A reunião contou ainda com a participação do coronel Ronildo, subcomandante geral da PM; major Fabian, chefe do Centro de Vídeo monitoramento da Região Metropolitana de João Pessoa; coronel Silva Santos e tenente coronel Aragão, do Corpo de Bombeiros; Fabiano Vieira, gerente de TI da Secretaria de Segurança; e Sandro Alex e Rafael Marreira, representantes da Semusb/Guarda Civil Metropolitana.
-
Texto: Carlos César Muniz
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: assessoria/ Seplan -
Secretarias