Uma reunião nesta sexta-feira (15), entre Marcos Braz e Paco Casal, deixou Nicolás De La Cruz mais próximo de tornar-se jogador do Flamengo. O vice-presidente de futebol do clube da Gávea e o representante do meia avançaram para fechar a transferência do uruguaio para o Rubro-Negro. O acordo, contudo, só deve ser oficializado após o dia 22 de dezembro.
Isso porque De La Cruz está integrado ao elenco do River Plate que se prepara para a disputa do Troféu dos Campeões, em 22 de dezembro. O torneio colocará o time de Demichelis, campeão da Liga Argentina, contra o vencedor do confronto entre Rosario Central e Platense, que disputam a final da Copa da Liga neste sábado (16).
A reunião entre a direção do Flamengo e representantes de Nicolás De La Cruz foi publicada pelo portal “Tyc Sports”, da Argentina, e confirmada pela Itatiaia.
A diretoria do Flamengo e o estafe do jogador têm conversas desde a janela de transferência de julho, quando o Rubro-Negro tentou a contratação de De La Cruz, mas o River Plate não aceitou negociá-lo em meio à disputa da Libertadores.
O cenário, contudo, mudou, e o clube carioca está disposto a pagar os 16 milhões de euros, cerca de R$79 milhões, referentes à multa rescisória para contratar, em definitivo, o uruguaio de 26 anos.
Com o acordo encaminhado entre Flamengo e jogador, Nicolás De La Cruz vive seus últimos dias como atleta do River Plate. A expectativa é de que ainda em 2023 o meia assine com o Flamengo contrato até 2028.
Saída já indicada pelo River Plate
Nas últimas semanas, as declarações dadas por representantes do River Plate indicaram a saída iminente de Nicolás De La Cruz. O técnico Martin Demichelis afirmou, no último dia (9), que “havia um compromisso de venda”, o qual foi firmado no momento da renovação do contrato do meia em novembro de 2022.
Três dias depois, o presidente Jorge Brito explicou que, apesar de não ter ofertas na mesa, o clube estaria grato a De La Cruz “no dia em que decidir sair”.
Aos 26 anos, Nico De La Cruz defende o River Plate há sete temporadas. São mais de 200 jogos pelos Millionarios, onde conquistou os títulos da Copa Libertadores e da Recopa Sul-Americana, além de dois Campeonatos Argentinos, uma Supercopa e duas Copas Argentinas.
Companheiro de Arrascaeta, De La Cruz participou do ciclo da última Copa do Mundo e disputou o Mundial do Catar, em dezembro de 2022. O camisa 14 do Flamengo, inclusive, admitiu que conversou com o amigo para motivá-lo a defender o clube carioca.