Bloco Principal 4

Festa das Neves começa nesta quinta com Santa Missa e show da cantora Joanna

 

A 438ª edição da Festa das Neves, que celebra a padroeira de João Pessoa, Nossa Senhora das Neves, começa na noite desta quinta-feira (27) com uma Santa Missa, que terá a participação especial da cantora Joanna, que após a celebração religiosa fará um show para o público. Será a partir das 19h, no Parque Solon de Lucena, Centro da Capital. O evento, que vai até o próximo dia 5 de agosto, data de fundação da cidade, contará com diversas atrações religiosas, musicais e culturais.

“Estamos a cada ano, através do diálogo, da conversa com a Arquidiocese da Paraíba em João Pessoa, valorizando o resgate da nossa Festa das Neves, com toda a sua tradição religiosa, de festividades. Mas sempre construindo um projeto onde a religião tenha um destaque maior, embora tenhamos também a parte festiva. O caminho que traçamos é esse, sempre através do diálogo”, destacou o prefeito Cícero Lucena.

O evento é um dos principais dentro do calendário cultural de João Pessoa. A programação consta com a parte religiosa, bem como apresentações culturais, parques de diversões, gastronomia – com a tradicional maçã do amor, e shows, incluindo nomes como Padre Nilson Nunes, Joanna e Peninha. A expectativa é de que os shows reúnam milhares de pessoas até o dia 5 de agosto.

“Preparamos a Festa das Neves dentro de um conceito de ser uma festa de perfil religioso-popular. Ela recupera o imaginário social da cidade de João Pessoa, porque é uma festa única, de perfil sócio-arqueológico”, disse o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves.

Por isso, segundo ele, foi feito o planejamento, junto com a Arquidiocese e a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, desse modelo de festa para atrair e estimular o convívio das famílias, ao mesmo tempo em que há shows, parque de diversões, culturas populares, cordel e os atos religiosos.

“Este é o conceito que estamos desenvolvendo para a Festa das Neves desde o ano passado e vem dando certo. É muito importante para a cidade de João Pessoa saber restaurar a sua história, a história da sua formação. A Festa das Neves é um momento para isso”, frisou.

História – Antes mesmo de os portugueses chegarem ao Brasil, no 5 de agosto já era comemorado o dia de Nossa Senhora das Neves. O título é devido a uma antiga tradição, segundo a qual um casal romano, que pedia à Virgem Maria a inspiração para saber como empregar bem a sua fortuna, recebeu em sonhos a mensagem de que Santíssima Virgem desejava que lhe fosse dedicado um templo precisamente no lugar do monte Esquilino, que aparecesse coberto de neve. Esse fenômeno milagroso aconteceu na noite de 4 para 5 de agosto, em pleno verão romano. No dia seguinte, o terreno onde hoje se ergue a famosa Basílica de Santa Maria Maior amanheceu inteiramente nevado.

E foi exatamente nesta data, só que em 1585, que as caravanas portuguesas desembarcaram em João Pessoa, marcando assim o território paraibano. João Pessoa já nasceu como cidade, sendo que o primeiro nome, em homenagem à santa, foi justamente Nossa Senhora das Neves.

Dada a importância e significado da data, a Santa virou a padroeira de João Pessoa e acabou dando nome também à festa que marcou o surgimento da Capital e a fundação do Estado da Paraíba. Um ano após os portugueses chegarem aqui, uma igreja foi construída em homenagem à padroeira. E a partir daí começaram a ser realizados eventos festivos em celebração à Santa. Uma tradição que foi se desenvolvendo e ganhando contornos como os que conhecemos hoje.

Monsenhor Robson Mello, pároco da Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, fez questão de convidar toda à população para a festa. Ele também agradeceu à Prefeitura de João Pessoa pelo esforço no resgate das festividades, sobretudo no viés religioso.

“Agradeço ao prefeito Cícero Lucena que acolhei esse projeto que foi trabalhado com a Prefeitura durante dois anos e que já inauguramos no ano passado. A festa está sendo realizada de forma ordenada, racional, respondendo assim aos anseios desta grande cidade. O festejo é religioso, que traz na sua programação, na musicalidade, principalmente a dimensão religiosa”, destacou o Monsenhor.

Tradição – Além das festividades religiosas e dos shows musicais, que sempre reúnem um grande público, a Festa das Neves tem a tradição de reunir as famílias no Centro de João Pessoa. Seja para se deliciar com uma maçã do amor ou fazer a festa da criançada nos brinquedos montados no Parque Solon de Lucena.

Confira a programação completa do evento:

Parque Solon de Lucena

Quinta (27/07)
19h – Santa Missa de abertura da programação religiosa com a participação da cantora Joanna

Sexta (28/07)
20h – Show com o Padre Márcio

Sábado (29/07)
20h – Show com Caronas do Opala

Domingo (30/07)
20h – Show com Tuareg’s

Quinta (03/08)
19h – Show com o Padre Puan Ramos
20h30 – Show com o Padre Rui

Sexta (04/08)
20h – Show com o Padre Nilson Nunes

Sábado (05/08)
16h – Passeio de carros antigos
19h – Show com Vinícius Mendes
20h30 – Show com Peninha

Catedral Basílica Metropolitana

Sábado (29/07)
19h – Reisado Estrela do Norte

Domingo (30/07)
19h – Quinteto de Metais da Banda 5 de Agosto

Sexta (04/08)
19h – Barca Santa Marina

MaisPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri