Bloco Destaque 2Bloco Principal 2

EUA processam TikTok por coletar dados de crianças sem o consentimento

O Departamento de Justiça dos EUA e a Comissão Federal de Comércio (FTC) entraram com uma ação judicial, nesta sexta-feira (2), contra a ByteDance, dona do TikTok, por violar a privacidade de crianças dentro da rede social.

Segundo a agência Reuters, o governo disse que o TikTok violou uma lei que proíbe coletar, usar ou divulgar informações pessoais de crianças menores de 13 anos sem o consentimento dos pais.

O Departamento de Justiça afirmou que a ByteDance permitiu conscientemente que crianças criassem contas no TikTok e, então, compartilhassem vídeos e mensagens com adultos e outras pessoas na plataforma.

Segundo os EUA, a rede social coletou dados pessoais dessas crianças sem deixar os responsáveis cientes.

Em março, uma fonte disse à Reuters que a FTC poderia abrir uma investigação sobre o TikTok por supostas falhas em práticas de privacidade e segurança de dados, entrando com uma ação judicial ou chegando a um acordo.

Antes, em 2020, a Reuters também informou que, pela primeira vez, a FTC e o Departamento de Justiça dos EUA estavam investigando alegações de que a rede social não cumpriu um acordo de 2019 que visava proteger a privacidade das crianças.

No ano passado, a o TikTik enfrentou multas da União Europeia e do Reino Unido por lidar adequadamente com dados de crianças.

Segundo a RFI, a agência reguladora britânica condenou o app por ter permitido a criação de contas de até 1,4 milhão de crianças com menos de 13 anos apenas no Reino Unido, algo que viola as próprias regras da rede social.

 

PARAÍBA.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo