Bloco Principal 2

Estudantes da UFPB fazem ato contra aumento da tarifa de ônibus e PM reage com violência

 

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) fizeram uma mobilização na tarde desta terça-feira (7) contra o aumento da tarifa das passagens de ônibus de João Pessoa e acabaram sendo desmobilizados com violência pela Polícia Militar da Paraíba, que para tanto usou gás de pimenta e balas de borracha. A confusão aconteceu em frente ao Campus 1 da instituição.

Procurado pelo g1, o 5º Batalhão da PM informou por meio de nota que “as ações da PM ocorreram após manifestantes queimarem pneus e jogarem pedras e pneus nas próprias guarnições que faziam a segurança da manifestação”. A nota diz ainda que a corporação acompanhava a manifestação até os participantes começarem a bloquear as vias com os pneus.

O ato foi organizado pelo movimento Ocupa UFPB, que questiona a independência do Conselho de Mobilidade Urbana de João Pessoa para tratar da questão. Os estudantes alegam que a sociedade civil paraibana não tem voz no Conselho, que seria majoritariamente ocupado pela classe empresarial e por pessoas ligadas à gestão municipal.

“Era um protesto pacífico para pautar a revogação do aumento da tarifa dos ônibus”, declarou Rita Lira, estudante do mestrado em Geografia da UFPB e uma das lideranças do movimento.

Policiais usam bala de borracha e gás de pimenta contra estudantes da UFPB — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Policiais usam bala de borracha e gás de pimenta contra estudantes da UFPB — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Ela denuncia que os estudantes foram “agredidos pela polícia”, mesmo num momento em que já recuavam. A estudante explicou ainda que o movimento busca com vereadores da Câmara de João Pessoa a realização de uma audiência pública para discutir o aumento, que foi aprovado na sexta-feira (3) sem debates públicos prévios.

G1PARAÍBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri