A Escócia promoveu uma solenidade para o rei Charles e sua esposa, Camilla, nesta quarta-feira (5), para celebrar a coroação dos monarcas. Uma grande procissão e cerimônias religiosas compuseram o evento no qual Charles foi presenteado com as “Honras da Escócia”, as joias da coroa mais antigas da Grã-Bretanha.
Charles e Camilla foram coroados na Abadia de Westminster, em Londres, em maio, diante de cerca de cem líderes mundiais, no maior evento cerimonial britânico em sete décadas.
O rei de 74 anos, que é conhecido por ter um profundo afeto pela Escócia, sucedeu sua mãe como monarca do Reino Unido e de outros 14 reinos quando a rainha Elizabeth faleceu, em setembro.
No entanto, em um aceno ao fato histórico de que Inglaterra e Escócia tiveram monarcas diferentes até que as coroas fossem unidas, em 1603, celebrações escocesas para marcar sua coroação foram realizadas na quarta-feira.
Multidões se reuniram na famosa Royal Mile, em Edimburgo, para aplaudir uma procissão popular, com cerca de cem pessoas que representavam diversos aspectos da vida escocesa, e uma procissão real, com centenas de militares e bandas de gaitas de foles e tambores.
No entanto, também estavam presentes cerca de cem antimonarquistas que vaiaram e gritaram em alto volume: “Não é meu rei”.
Em um Serviço Nacional de Ação de Graças e Dedicação na Catedral de St. Giles, na cidade, Charles recebeu as Honras da Escócia, as históricas joias da coroa escocesa que têm sido usadas em cerimônias reais nos últimos cinco séculos.
Entre elas estavam a coroa da Escócia, feita para o rei escocês James V em 1540 e usada para coroar Maria, rainha dos escoceses, em 1543, e o cetro, que se acredita ter sido dado a James IV pelo papa Alexandre VI em 1494.
“Através do símbolo desta coroa, nós prometemos nossa lealdade, confiando em você para reinar como nosso rei a serviço de todo o seu povo”, disse Alexander Douglas-Hamilton, o duque de Hamilton e Brandon e o par mais antigo da Escócia, ao apresentar a coroa a Charles em um almofadão.
“Ao receber esta coroa, eu prometo, com a ajuda de Deus”, respondeu Charles, que foi acompanhado no serviço por seu filho mais velho e herdeiro, o príncipe William, e sua esposa, Kate.
A Pedra do Destino, símbolo da nação escocesa que foi levada para a Inglaterra no século 13 e retornou à Escócia em 1996, também foi transportada para a catedral para o serviço.
Uma salva de 21 tiros foi disparada do Castelo de Edimburgo, seguida de uma procissão de volta ao Palácio de Holyroodhouse, antes da apresentação da equipe acrobática Red Arrows.
R7