Entretenimento

Entenda o que é câncer de pâncreas, doença que causou morte de Manoel Júnior, prefeito e ex-deputado federal

O câncer de pâncreas, que causou a morte do prefeito de Pedras de Fogo e ex-deputado federal Manoel Júnior, é um dos que mais mata no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). As altas taxas de mortalidade têm relação com os sintomas tardios e a agressividade do quadro. O Inca estima que, em 2023, serão diagnosticados 10.980 casos.

Manoel Júnior estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, e morreu na terça-feira (28).

Em 90% dos casos, o câncer de pâncreas se manifesta como uma adenocarcinoma, um tumor que se origina no tecido glandular. Podendo afetar todas as outras partes do órgão.

Raramente é diagnosticado antes dos 30 anos mas se torna mais comum a partir dos 60. E com o avanço da idade, os casos de câncer de pâncreas aumentam. De 10 a cada 100.00 habitantes entre 40 e 50 anos para 116, entre 80 e 85 anos, segundo a União Internacional para o Controle de Câncer (UICC).

Manoel Júnior em 2020 em sua última campanha eleitoral, quando foi eleito prefeito de Pedras de Fogo — Foto: Instagram/Reprodução

Manoel Júnior em 2020 em sua última campanha eleitoral, quando foi eleito prefeito de Pedras de Fogo — Foto: Instagram/Reprodução

De acordo com o Inca, entre 2011 e 2020, as mortes por ano relacionadas a essa enfermidade saltaram de 7,7 mil para 11,8 mil. O dado representa um incremento de mais de 50%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo