Entre os estudantes aptos a fazer o pedido estão alunos cursando o último ano do ensino médio em escola pública, alunos com baixa renda familiar e aqueles inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Após o envio dos documentos e do formulário, a inscrição será encaminhada para análise. No dia 8 de maio, o Inep divulgará quais estudantes foram contemplados com a isenção da taxa. Há possibilidade de entrar com recurso entre 8 e 12 de maio. O resultado final sai no dia 19.
Os estudantes que conseguiram a isenção no Enem 2022, mas não puderam comparecer no dia de exame, devem apresentar uma justificativa de ausência com documento que comprove a falta do candidato — como atestados médicos, declarações de óbito e boletins de ocorrência.
As incrições para o Enem devem ser realizadas no Portal do Candidato, por meio da página do governo federal. A partir do dia 5 junho, isentos ou não isentos podem realizar a inscrição, que vai até 16 de junho.
Para os não isentos, o pagamento deverá ser realizado até 19 de junho pelos meios informados pelo portal, como boleto, cartão de crédito e Pix.
Os prazos da justificativa de ausência do Enem 2022 seguem as mesmas datas do pedido de isenção.
– Pedido de isenção da taxa: até 28/04
– Resultado do pedido de isenção: 8/5
– Possibilidade de recurso do resultado do pedido de isenção: de 8 a 12/05
– Resultado final dos pedidos de isenção: 19/05
– Inscrições do Enem 2023: de 5 a 16/6
– Pagamento da taxa de inscrição: 19/6
– Aplicação do Enem: 5 e 12/11
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), principal porta de entrada para as universidades brasileiras, está chegando. Em dois meses, os participantes vão encarar a maratona e responder as 90 questões e ainda produzir uma redação nos dias 13 e 20 de novembro. Para descontrair um pouco neste período de revisão de conteúdo para o exame, o R7 reuniu cinco curiosidades sobre a prova:
R7