Enem 2023: como usar a nota para concorrer a vagas em faculdades no Brasil e no exterior

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 serve de porta de entrada para faculdades tanto públicas quanto privadas no Brasil, mas o que muitos não sabem é que também pode ser usada em processos seletivos de universidades no exterior.
👉 Mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas para o exame, que será aplicado agora nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país. O gabarito oficial sai em 24 de novembro, e o resultado com as notas será divulgado em 16 de janeiro.
A seguir, veja como e onde usar o Enem para garantir uma vaga no ensino superior. E não se esqueça: “chutar” as respostas que não sabe não vale a pena e pode até tirar pontos – entenda aqui como funciona o método de correção.
No exterior
PORTUGAL
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/z/O/LAq5wEQQCHzjgkWhsdFg/divulgacao-universidade-coimbra.jpg?w=1220&ssl=1)
Universidade de Coimbra, em Portugal. — Foto: Divulgação/Universidade de Coimbra
Em Portugal, 51 instituições, incluindo universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, aceitam as notas do Enem em seus processos de admissão. O país europeu é o que mais aceita o Enem como vestibular, além do Brasil, graças a um acordo entre os dois governos, mas cada instituição define os próprios regulamentos para uso das notas.