Em meio à onda de calor, Patos registra maior temperatura do ano na Paraíba, com 39,1° C
Clima quente e sol causticante”. A temperatura subiu na chamada “morada do sol”. Em meio à onda de calor, que afeta algumas regiões do País, Patos no Sertão da Paraíba, registrou a maior temperatura do ano do Estado, com 39,1° C.
A elevada temperatura foi registrada após o alerta da onda de calor, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na terça-feira (26). De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), além de Patos, mais de três graus acima da média histórica para a primavera, e a maior temperatura já registrada em 2023 na cidade.
“Nós já tivemos um inverno mais quente, com aumentos de 1º C a 1,5º C acima da média, e a perspectiva é de que toda a primavera seja assim também. Isso se dá justamente pela ação do fenômeno El Niño, que está atuando no país desde junho”, explica a meteorologista da Aesa Marle Bandeira.
Conforme o alerta do Inmet, que vale para 81 cidades do Sertão e Alto Sertão paraibano até às 18h da sexta-feira (29), as temperaturas podem ficar ainda maior, e chegar a 5º C acima da média, por um período de cinco a três dias.
“Nos últimos dias, é perceptível que nesta região do estado praticamente não há nuvem no céu, o que chamamos de área de subsidência do ar. Com a ausência de nuvens, a radiação solar incide diretamente, ocasionando estas altas temperaturas, e também a sensação térmica maior”, diz Marle.
A meteorologista explica ainda que este aumento vale apenas para a região do Sertão, e que não deve se expandir para outras regiões da Paraíba.
“Muita gente está comentando que está mais quente e que a onda de calor chegou em João Pessoa, porém na faixa leste do estado, o aumento de temperatura está dentro da média e já era previsto, uma vez que começamos a primavera na última semana”, completou.
O mês de setembro tem sido marcado por uma onda de calor excepcional em todo o Brasil, resultando em recordes de temperatura para o ano em diversas regiões.
PB Agora