Bloco DestaqueBrasil

El Niño entra em fase final, mas efeitos do fenômeno devem ser sentidos até o outono, alertam meteorologistas

Apesar da previsão de enfraquecimento do El Niño nos próximos meses, os efeitos do fenômeno devem ser sentidos até abril, de acordo com os meteorologistas. A expectativa é que as anomalias comecem a perder intensidade ao longo de fevereiro e março e que, entre abril e maio, as temperaturas do Oceano Pacífico voltem à normalidade.

🔥Caracterizado pelo aquecimento maior ou igual a 0,5°C das águas do Oceano Pacífico, o El Niño acontece com frequência a cada dois a sete anos. A duração média do fenômeno é de doze meses, gerando um impacto direto no aumento da temperatura global.

Com uma alta na temperatura das águas que chegou a superar os 2°C, o El Niño de 2023-2024 é o mais forte dos últimos anos. Alguns especialistas chegaram a considerar o fenômeno um Super El Niño pela sua intensidade e extensão.

Enfraquecimento do El Niño

 

Atuando desde junho de 2023, o El Niño teve seu pico entre dezembro e janeiro. Nesse período foram registrados os maiores níveis de aquecimento do Oceano Pacífico.

Mesmo após o ápice do fenômeno, os meteorologistas explicam que o aquecimento das águas ainda está bem evidente nas estimativas por satélite e mostram forte intensidade.

Mapa mostra o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, por conta do El Niño, no fim de 2023. — Foto: NOAA

Mapa mostra o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, por conta do El Niño, no fim de 2023. — Foto: NOAA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri