Durante uma entrevista nos anos 50, a atriz de Hollywood Marilyn Monroe revelou que dormia sem roupa, só com um perfume. Cada um tem suas preferências na hora de dormir, mas abandonar o pijama e deitar pelado traz algum benefício para o nosso sono?
Os pesquisadores não estudaram diretamente essas vantagens potenciais de dormir pelado. No entanto, se estar sem roupa te deixa confortável e melhora a sua qualidade de sono, então dormir nu traz benefícios sim.
Sabemos que a temperatura corporal tende a cair quando dormimos. Dalva Poyares, médica especialista em medicina do sono e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que quando a noite vai chegando, a melatonina vai aumentando e a temperatura diminuindo.
Por esse motivo, as pessoas acreditam que usar pijama pode impedir essa reação natural do corpo e atrapalhar o ciclo do sono, que pode acarretar alguns distúrbios, como a insônia. Além do pijama (ou de qualquer outra roupa que você use), existem também os lençóis, fronhas, edredons e cobertores.
“Dormir com pouca roupa, roupa muito leve ou sem roupa, com um tecido que seja respirável, pode ser opção para tentar dormir melhor. Mas também precisamos lembrar do lençol, da fronha. Não é só a roupa do corpo, mas a própria cama que esquenta“, alerta Poyares.
Ela lembra que um sono de qualidade não depende só da roupa, mas de um quarto confortável – silencioso, com pouca iluminação, arejado, nem úmido e nem seco.
Dormir sem roupa é bom…
- Para a saúde íntima?
Especialistas explicam que dormir sem calcinha contribui para a prevenção de infecções, como a candidíase. Mas isso não significa que a mulher precisa deitar-se completamente sem roupa, basta usar shorts ou pijama largo sem a peça íntima.
Já para os homens não costuma fazer diferença e não há estudos de casualidade a respeito dos benefícios, vai depender do gosto de cada um.