Em dia decisivo para as eleições presidenciais mais polarizadas da história dos Estados Unidos, investidores concentram todas as atenções em torno da disputa e apostam numa vitória do favorito até agora nas pesquisas, o democrata Joe Biden.

Diante deste cenário, o dólar abriu em queda tanto no exterior quanto frente ao real e, às 12h15, caía 1,12%, aos R$ 5,674 à vista.

O Ibovespa também acompanha o bom humor nas bolsas do exterior e abre o dia em alta nesta terça-feira (3), que sucede o feriado do Dia de Finados no Brasil. Às 12h15, o principal índice da bolsa de valores brasileira subia 2,28%, para 96.091 pontos, recuperando as perdas expressivas da semana anterior.

Internamente, os investidores também repercutem a ata da última reunião do Banco Central, em que o Copom manteve a Selic na mínima histórica de 2% ao ano. Apesar de reconhecer uma pressão inflacionária mais forte no curto prazo, a autoridade monetária deixou novamente a porta aberta para eventual corte nos juros básicos.

Na agenda de resultados, o dia conta com BB Seguridade (BBSE3), IRB (IRBR3), Itaú (ITUB4), Minerva (BEEF3) e TIM (TIMS3). Mais cedo, o braço de seguros do Banco do Brasil registrou lucro líquido ajustado de R$ 1,096 bilhão no terceiro trimestre, um pouco acima do resultado de um ano atrás.

Bolsas internacionais

As bolsas mundiais demonstravam otimismo dos investidores antes do resultado das eleições nos EUA. Em Wall Street, os contratos futuros dos principais índices apresentavam alta antes da abertura do mercado. Às 9h11 do horário de Brasília, o S&P 500 valorizava 1,34%, o Dow Jones subia 1,65% e o Nasdaq 100 crescia 0,73%.

Na zona do euro, os índices ampliavam ganhos com impulso de commodities e bancos. Às 7h32 do horário de Brasília, o FTSEEurofirst 300 subia 1,7%, a 1.369 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhava 1,68%, a 354 pontos, recuperando-se de mínimas de cinco meses atingidas na semana passada.

Já no mercado asiático, os índices da China fecharam em alta nesta terça-feira (3), liderados pelos ganhos em ações financeiras e de materiais, com os investidores apostando mais em uma recuperação econômica rápida da pandemia. O CSI300 subiu 1,2%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 1,42%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois + treze =