Bloco Destaque

Doação de multiórgãos registrada no Trauma de João Pessoa transforma vida de cinco pessoas

A Central de Transplantes da Paraíba registrou, na noite dessa quarta-feira (3), no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, a 14ª doação de multiórgãos do ano no estado. A ação vai beneficiar diretamente cinco pessoas, que receberão fígado, rins e córneas.

A doadora dos órgãos foi uma mulher de 43 anos, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade. Com a impossibilidade de reversão do quadro, a equipe médica atestou a morte encefálica, e a família permitiu a doação dos órgãos.

Os órgãos doados foram destinados para a realização de transplantes em pacientes apresentando problema de saúde, que terão os órgãos doentes substituídos por outros saudáveis, e que já aguardavam em lista de espera. O fígado foi encaminhado para uma mulher de 61 anos, o rim direito foi aceito pela Central de Transplantes de Pernambuco e o rim esquerdo foi recebido por um paraibano de 66 anos. As córneas foram enviadas ao Banco de Olhos para posterior transplante.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, explica que a doação só acontece quando existe a autorização familiar. “Atualmente a doação de órgãos precisa ter o consentimento dos familiares para ser, de fato, concretizada. Por isso, é tão importante expressar em vida a vontade de ser doador, para que a família, no momento da perda de um ente querido, não tenha dúvidas quanto a decisão. Aqui na Paraíba, um doador pode transformar a vida de até seis pessoas através da doação de coração, fígado, rins e córneas,” esclarece.

A Paraíba já realizou neste ano 76 transplantes, sendo 58 de córneas, três de coração, sete de rim e oito de fígado. Ainda aguardam na lista de transplantes do estado 553 pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri