A distribuição das quase 6 milhões de doses da vacina CoronaVac, elaborada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac para os estados brasileiros e o Distrito Federal começa nesta segunda-feira (18).

De acordo com nota divulgada pela pasta, as caixas já estão no Departamento de Logística da Saúde (DLOG), em São Paulo.

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, confirmou a previsão de chegada dos primeiros lotes para esta segunda, e na terça o início da distribuição dos 223 municípios. “Na quarta-feira tem início propriamente a vacinação, que inicialmente contemplará os profissionais de saúde e pessoas que vivem em abrigos e asilos, acima de 60 anos, além de indígenas aldeados. As pessoas acima de 75 anos que seriam contempladas foram postergadas porque o número de doses diminuiu, pois as 2 milhões de vacinas que viriam da índia não foi concluído. Os idosos terão que esperar um pouco mais”, disse.

De acordo com Medeiros, durante o ano de 2021 a expectativa é que a Paraíba receba 1,3 milhão de doses, mas hoje serão 54 mil, posteriormente com uma semana deve chegar outro lote para a garantia da segunda dose 28 dias após receber a primeira dose.

O secretário também destacou que a vacinação deve ser prolongada até meia noite nas grandes cidades para evitar aglomerações.

“Nesta segunda-feira, às 7h, a distribuição das vacinas irá para todos os estados brasileiros, para que cada governo possa dar início ao plano de vacinação. O DLOG vai fracionar, agora, as quantidades corretas para cada estado. A Força Aérea Brasileira vai fazer a entrega nos pontos focais. A partir daí, os estados fazem a distribuição local”, disse Eduardo Pazuello, ministro da Saúde.

A Força Aérea Brasileira (FAB) e caminhões com áreas refrigeradas serão utilizados na distribuição. As companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass também farão o transporte gratuito das caixas de vacinas para todos os estados que necessitem.

O passo seguinte à entrega feita pelo governo federal é a distribuição dos estados para os municípios, em parceria com o Ministério da Defesa. Os estados que receberão primeiro as doses serão o Distrito Federal e as capitais do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a vacinação começa em todo o país na quarta-feira (20), às 10h.

Na tabela divulgada pelo Ministério da Saúde, 907.200 doses da CoronaVac já estão separadas para os indígenas de todas as regiões do Brasil (veja na tabela abaixo).

Ministério da Saúde divulga quantidade de doses da CoronaVac para cada estado — Foto: Reprodução/Ministério da Sáude

Ministério da Saúde divulga quantidade de doses da CoronaVac para cada estado — Foto: Reprodução/Ministério da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

7 − 3 =