Bloco Principal

Dilma estreia como presidente do banco dos Brics em Xangai, na China

 

A ex-presidente Dilma Rousseff iniciou nesta terça-feira (28) os trabalhos à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos Brics, o grupo formado por Brasil, RússiaÍndiaChina e África do Sul.

Na sexta-feira (24), Dilma foi confirmada no cargo – para o qual havia sido indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela viajou então à China para tomar posse à frente da presidência da nova instituição, responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição.

Ela visitou a sede do banco, em Xangai, e participou da primeira reunião como presidente.

mandato de Dilma como presidente do banco do Brics vai até julho de 2025Cabia ao Brasil indicar um novo nome para comandar o banco.

O nome de Dilma foi aprovado por um comitê da instituição após a ex-presidente passar por uma espécie de sabatina com ministros da Economia dos outros países membros do bloco – África do Sul, China, Índia e Rússia. 

O antecessor de Dilma no cargo era o também brasileiro Marcos Troyjo. Ele é diplomata e foi indicado à presidência do banco do Brics em 2020 por Jair Bolsonaro.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri