Com o objetivo de reforçar o combate à violência e acidentes nas vias e rodovias da Paraíba, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) vai promover blitzen e ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT), anualmente celebrada no período de 18 a 25 de setembro. Na Paraíba, a abertura será antecipada para o próximo dia 17, às 9h.

Devido à pandemia da Covid-19, a abertura da SNT 2021 terá transmissão virtual, ao vivo, direto do Auditório 1 da Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa, pelos canais oficiais do Detran no YouTube e também pelas suas redes sociais. Por medidas de segurança e prevenção, não será permitida a presença física do público. O acesso ao local será restrito aos convidados e equipes da produção.

Por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o tema da SNT 2021 será o mesmo instituído para o Movimento Maio Amarelo deste ano: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, numa alusão à necessidade de discutir os riscos nas vias e rodovias públicas do país, envolvendo todos os responsáveis por um trânsito mais seguro, humano e harmonioso.

A abertura oficial vai contar com as presenças de representantes do Governo do Estado e de demais órgãos envolvidos com o Sistema Nacional de Trânsito. Será presidida pelo superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, com participação da coordenadora de Educação de Trânsito, Ana Paula Buzetto.

Na programação do sábado (18), a Coordenação de Educação de Trânsito reservou o dia para uma blitz educativa na feira do município de Monteiro, com entrega de panfleto alusivo ao evento. No decorrer da semana também haverá ações educativas em Sapé, Santa Rita, Cabedelo e Campina Grande. A ideia é envolver os condutores do interior na discussão sobre segurança no trânsito nessas localidades.

Na segunda-feira (20), às 13h, no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), será a vez de homenagear os agentes de trânsito, numa antecipação à celebração dos 9 anos da Lei Seca no Estado, no dia 21. Na ocasião, será realizado o Workshop “Atualização para agentes de trânsito à luz da Lei nº 14.071/2021”, ministrado pelos advogados João Eduardo de Melo e Giordana Meira.

Passeio ciclístico – A Semana Nacional de Trânsito deste ano será encerrada no sábado (25) com a realização do 1º Passeio Ciclístico da SNT, com concentração às 6h30, no Centro de Convenções de João Pessoa. O percurso será de lá até a Estação Cabo Branco, com retorno ao local de partida. Em parceria com a Uninassau, as inscrições estão abertas por meio do link: bit.ly/ciclismo2021 e irão até o próximo dia 19. Segue a programação na íntegra:

DATA HORA AÇÃO LOCAL
17/09
Sexta-feira
9h Abertura Oficial da Semana Nacional de Trânsito. Auditório 1 da FUNESC.
18/09
Sábado
8h Blitz Educativa Monteiro – Feira Municipal
20/09
Segunda-feira
13h Workshop “Atualização para agentes de trânsito à luz da Lei nº 14.071/2021” Auditório da ESPEP.
21/09
Terça-feira
9h Blitz Educativa Sapé – Av. Com. Renato Ribeiro Coutinho.
22/09
Quarta-feira
9h Ação Educativa Santa Rita – Várzea Nova
23/09
 Quinta-feira
9h Ação Educativa Ciretran de Campina Grande
24/09
 Sexta-feira
15h Blitz Educativa Praia do Jacaré – Cabedelo
25/09
Sábado
7h Encerramento

1º Passeio Ciclístico da Semana Nacional de Trânsito

Saída: Centro de Convenções
Retorno:  Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes
Chegada: Centro de Convenções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 + 13 =