O deputado federal Ruy Carneiro anunciou em suas redes sociais na manhã de hoje (31) que saiu do PSC e voltou a fazer parte dos quadros do PSDB.  Na postagem, ele agradece ao Partido Social Cristão (PSC) e lamentou que o partido não tenha atingido a cláusula de barreira.

“Quero comunicar que estou deixando o PSC e retornando ao PSDB, partido onde construí grande parte da minha trajetória política. Agradecer ao Partido Social Cristão, que infelizmente não atingiu a cláusula de barreira, e a todos que ao longo desse período recente também me ajudaram na luta por uma Paraíba e um Brasil mais justo. Apesar da mudança, seguirei lutando pela melhoria na qualidade de vida dos paraibanos e na defesa da saúde, assistência social, combate aos privilégios e causa animal. Vamos juntos!”, diz a postagem.

Dos 16 partidos que não alcançaram a meta da clausula de barreira, sete até conseguiram eleger deputados federais. Mas o número não foi suficiente para alcançar o critério de desempenho fixado pela legislação. São eles: Avante, PSC, Solidariedade, Patriota, PTB, Novo e Pros.

Também conhecida como cláusula de exclusão ou cláusula de desempenho, trata-se de uma norma que impede ou restringe o funcionamento parlamentar ao partido que não alcançar determinado percentual de votos. A regra determinava que os partidos com menos de 5% dos votos nacionais não teriam direito a representação partidária e não poderiam indicar titulares para as comissões, incluindo CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito).Também não teriam direito à liderança ou cargos na Mesa Diretora. Além dessas restrições, perderiam recursos do fundo partidário e ficariam com tempo restrito de propaganda eleitoral em rede nacional de rádio e de TV.

Ruy Carneiro também usou a postagem para parabeniza o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) pela participação no processo eleitoral na disputa pelo Governo do Estado.
“Foram meses de uma construção intensa ao lado do povo paraibano, sempre ouvindo as demandas dos diversos segmentos da sociedade e defendendo a transformação da Paraíba. Vamos seguir em frente e de ante mão a minha defesa é para que ele continue com o excelente trabalho à frente da presidência partido aqui no Estado”, declara.

CLICKPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze − treze =