Bloco Principal 4

Defesa Civil faz limpeza e desassoreamento dos rios Jaguaribe e Timbó

 

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) dá continuidade ao cronograma de limpeza e desassoreamento dos rios da Capital, ação que faz parte da ‘Operação Inverno’, iniciada em fevereiro pela Prefeitura de João Pessoa, para reduzir os danos causados pelas chuvas. As equipes da Compdec-JP chegaram esta semana aos trechos dos rios Jaguaribe e Timbó.

As máquinas da Defesa Civil estão limpando, desde a semana passada, trechos do Rio Jaguaribe nas proximidades da Avenida Xavier Júnior, em Cruz das Armas, e da BR-230, por trás da sede do ECC, e do Rio Timbó, nos Bancários. Assim que concluir o trabalho nesses trechos, elas seguem para outros bairros conforme o planejamento elaborado pela Compdec-JP no sentido de beneficiar todas as comunidades ribeirinhas da Capital.

De acordo com o chefe da Divisão para Prevenção de Emergência e Desastres, Philipe Aires, o trabalho de limpeza dos rios não é feito aleatoriamente, mas dentro de um cronograma que possibilita o deslocamento das máquinas para outros trechos de rios e lagos que apresentem situações graves e necessitem de urgência na execução do serviço para garantir a segurança da população.

“Esse trabalho é feito durante todo o ano dentro de um cronograma que atende a todas as comunidades e rios de João Pessoa. A ordem de prioridade é pré-estabelecida com base nos trechos que estão mais comprometidos, com a vegetação densa impedindo o fluxo das águas e o assoreamento causado pelos sedimentos que vêm se deslocando e se depositam no leito, como terra e lixo”, explicou Philipe Aires.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, destacou que esse serviço de limpeza e desassoreamento dos rios, tem beneficiado as comunidades ribeirinhas da Capital, impedindo que as águas invadam as casas, reflete o compromisso da gestão do prefeito Cícero Lucena e do vice, Leo Bezerra, de cuidar da cidade e zelar pelo bem-estar da população, principalmente das áreas mais carentes.

“O Sistema de Proteção e Defesa Civil não para. Estamos operando de maneira plena e constante, todos os períodos do ano, independentemente do tempo bom ou mau tempo. A prevenção e mitigação têm sido primordiais para a obtenção dos bons resultados”, afirmou o coordenador da Compdec-JP.

Limpeza de rios – No ano passado a Defesa Civil realizou a limpeza e desassoreamento de 17.093 metros de rios (Jaguaribe, Cuiá, Cabelo, Mandacaru, Timbó e Gramame), beneficiando as comunidades Tito Silva, Frei Damião, São José, Penha, Três Lagoas, São Rafael, Beira Molhada, Laranjeiras, Mangabeira, Cuiá, Vale das Palmeiras e Engenho Velho, dentre outras.

Operação Inverno – A Prefeitura de João Pessoa iniciou, no mês de fevereiro, a ‘Operação Inverno’ e tem feito uma série de ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias pluviais, desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). Além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

  • Texto: Juneldo Moraes
    Edição: Andrea Alves
    Fotografia: Assessoria/Defesa Civil

  • Secretarias

    DEFESACIVIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri