Bloco PrincipalBrasil

De estrela política a ex-preso influencer: o impacto de 2013 para Cabral

Os protestos de junho de 2013, que completam uma década esse ano, desencadearam uma série de desdobramentos na política brasileira —e também na do Rio. Segundo especialistas, o movimento pode ter sido determinante para a concepção da Operação Lava Jato. O principal alvo das manifestações e da operação no Rio de Janeiro foi o então governador Sérgio Cabral.

Desde então foi condenado pela Justiça em 2016 e acabou preso com penas impostas somarem mais de 420 anos de cadeia. No fim do ano passado, foi solto, apesar de continuar respondendo aos processos. Agora, se arrisca até como “influencer”.

Dez anos depois dos protestos, o g1 relembra os principais acontecimentos na vida do político, que viu sua popularidade despencar junto com a escalada da violência das manifestações daquele ano.

Especialistas avaliam o impacto dos protestos na trajetória de Cabral nos anos seguintes.

As jornadas foram uma série de protestos que chegaram ao auge no Brasil em junho de 2013. Inicialmente, o movimento começou em São Paulo com manifestações de rua contra o reajuste da tarifa do ônibus, que à época, aumentaria 20 centavos. Rapidamente os protestos se espalharam por outras cidades do país, dando vazão a uma ampla insatisfação popular com outras demandas, como a revolta pela realização da Copa do Mundo em 2014, as denúncias de corrupção na política e o governo de Dilma Rousseff (PT). Depois dos atos de junho de 2013, que expuseram um descontentamento generalizado com a classe política, vieram a Operação Lava Jato, o impeachment de Dilma, a popularização de Bolsonaro e o fortalecimento da extrema-direita no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo