A suspensão da Operação Carro-Pipa em municípios paraibanos levou a senadora Daniella Ribeiro à tribuna do Congresso Nacional nesta quarta-feira (24). O fato, denunciado pelo Portal MaisPB no início desta semana, ameaça deixar sem água 159 municípios atendidos por 674 carros-pipa, que levam água para uma população de mais de 272 mil habitantes.

“A escassez de água é um problema histórico em nosso estado. Há cerca de três anos, municípios do Brejo tiveram forte racionamento de água, passando a depender exclusivamente de carros-pipa”, destacou. A Operação Carro-Pipa foi suspensa  nesta segunda-feira (21), por falta de recursos. Financiada pelo exército brasileiro, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Carro-Pipa leva água potável à população nordestina há mais de 20 anos.

“A Operação Carro-Pipa leva água potável para 1,6 milhão de famílias no semiárido do nordestino. Não é possível que agora os nordestinos sofram as consequências dessa falta de serviço. Já cortaram o abastecimento, não só na Paraíba, mas também em outros estados, a exemplo de Alagoas, Bahia e Pernambuco e Rio Grande do Norte”, lamentou Daniella.

A parlamentar ressaltou a preocupação dos prefeitos das cidades que dependem desse serviço. E assinalou que algumas cidades têm condições de manter o abastecimento de água para a população apenas por mais 15 dias. “A partir daí, a única solução será um novo racionamento”.

A senadora completou: “Venho aqui fazer uma pelo para que o Governo Federal não abandone o nosso povo sertanejo que depende da água não apenas para beber, mas para manter as pequenas lavouras de subsistência”.

MaisPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezenove + onze =