Bloco Principal 1MundoParaiba

Crianças de escola em João Pessoa ganham medalha por descobrir asteroide: ‘Aprendo como o mundo funciona’, diz aluna

Um professor e um grupo de crianças estudantes de astronomia de uma escola em João Pessoa descobriram um novo asteroide e foram convidados para receber uma premiação em Brasília, no próximo sábado (9).

A premiação é do programa Caça Asteroides, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a agência espacial americana, NASA e a International Astronomical Search Collaboration (IASC).

Como a equipe se formou

A equipe responsável pela descoberta do novo asteroide é formada pelo professor Welton Dionisio e dez crianças entre 6 e 9 anos de idade. De acordo com Welton, doutor em biologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a primeira vez em que ele ouviu falar do programa Caça Asteroides foi em 2022, mas não conseguiu participar da edição por não ter atingido o número mínimo de pessoas para formar uma equipe.

No entanto, na edição deste ano do programa, o professor, responsável pela oficina de astronomia de uma escola particular de João Pessoa, decidiu inscrever os alunos da sua turma infantil como equipe participante do Caça Asteroides.

“Diferentemente dos adultos que eu havia tentado reunir antes para participar do programa, as crianças ficaram muito animadas em fazer parte de uma pesquisa astronômica. Eu tive uma turma inteira de miniastrônomos com a mesma empolgação que a minha para desbravar os mistérios do nosso universo. E, mais que isso, fomos agraciados com o encontro desse novo asteroide”, conta Welton.

A descoberta do novo asteroide

 

Professor e crianças analisando juntos imagens do telescópio — Foto: Welton Dionisio/Arquivo Pessoal

Professor e crianças analisando juntos imagens do telescópio — Foto: Welton Dionisio/Arquivo Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo