Prefeitura de João Pessoa inicia, na próxima segunda-feira (14), a vacinação contra Covid-19 em crianças com comorbidades de seis meses a dois anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias). Para este grupo, o imunizante disponível e autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o da Pfizer-BioNTech. A vacina está disponível exclusivamente no Mangabeira Shopping, acesso para pedestres, das 13h às 22h.

Até então, a imunização contra Covid-19 só podia ser feita em crianças a partir de 3 anos e com o imunizante da Coronavac (Butantan). “Inicialmente, vamos vacinar crianças com comorbidades e a medida que cheguem novas doses, vamos ampliando para outros grupos”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da PMJP.

Para este novo grupo, o esquema primário será composto de três doses, em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose. “É bom ressaltar que os pais e responsáveis fiquem atentos ao cartão de vacinação e completem o esquema vacinal das crianças com as três doses, respeitando, principalmente, o intervalo entre as doses”, completou o coordenador.

Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Documentação

No momento da vacinação, será necessário apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e laudo médico comprovando comorbidade – este ficará retido e arquivado no ato da vacina.

Com comorbidades 

São consideradas comorbidades para o público infantil pelo Ministério da Saúde: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo; insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensa; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, do grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas; doença renal crônica; imunocomprometidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; síndrome de down; e cirrose hepática.

Disque vacina 

No caso de dúvida, os usuários podem ligar para o Disque Vacina pelos números 98600-4815 e 98699-2917. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

F5ONLAINE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × um =