Aziz criticava senadores da base do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, que defenderam Roberto Dias, ex-diretor do Ministério da Saúde.
“Esse cidadão que teve apoio da base do governo aqui, que teve solidariedade de senadores, esse cidadão era o grande operador dentro do Ministério da Saúde”, dizia Aziz, quando foi interrompido.
“Vossa excelência não seja covarde”, disse Rogério. “Covarde é você, você é covarde!”, respondeu Aziz.
Omar Aziz durante reunião da CPI da COVID, instalada pelo Senado(foto: Jefferson Rudy/Senado)
Omar Aziz durante reunião da CPI da COVID, instalada pelo Senado(foto: Jefferson Rudy/Senado)

A discussão seguiu e envolveu outros senadores. Por fim, Rogério disse a Aziz: “Larga de ser covarde, não faça isso”.

A reunião seguiu para votação de requerimentos. Nesta terça estavam previstos os depoimentos do motoboy Ivanildo Gonçalves da Silva e da diretora-presidente da VTCLog, Andréia Lima, no lugar de Ivanildo.

O motoboy não compareceu após decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF). Já o depoimento de Andréia foi suspenso.

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.
Para ser instalado no Senado Federal, uma CPI precisa do aval de, ao menos, 27 senadores; um terço dos 81 parlamentares. Na Câmara dos Deputados, também é preciso aval de ao menos uma terceira parte dos componentes (171 deputados).

Há a possibilidade de criar comissões parlamentares mistas de inquérito (CPMIs), compostas por senadores e deputados. Nesses casos, é preciso obter assinaturas de um terço dos integrantes das duas casas legislativas que compõem o Congresso Nacional.

O que a CPI da COVID investiga?

O presidente do colegiado é Omar Aziz (PSD-AM). O alagoano Renan Calheiros (MDB) é o relator. O prazo inicial de trabalho são 90 dias, podendo esse período ser prorrogado por mais 90 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × quatro =