O mês de julho deste ano deverá ter temperaturas acima da média no Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, segundo a MetSul Meteorologia. A empresa não descarta a possibilidade de que este seja um dos meses de julho mais quentes até hoje na estatística, mesmo que, tipicamente, seja o mês mais frio do ano e tenha períodos mais gelados.
Em 2024, o meio do inverno vem na sequência de um junho com poucos episódios frios. Na primeira semana de julho, entretanto, começou com queda significativa de temperatura provocada pela atuação de uma massa de ar fria de origem polar. Segundo, a Climatempo as temperaturas mediram neste domingo, 30, foram as menores até agora nos estados do Sul.
As temperaturas baixas deverão se prolongar até a primeira quinzena do mês, com noites de temperaturas baixas e alguns dias de frio intenso com possibilidade de geada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Na segunda metade do mês, haverá alternância de dias frios e quentes. Esse revezamento entre o ar quente e o frio aumenta o risco de temporais.